A universalização dos serviços de água, esgoto e coleta de lixo em Rondonópolis chamou a atenção dos participantes do 51º Congresso Nacional de Saneamento (51º CNSA)
Além de ganhar destaque em dois painéis, o município recebeu um prêmio especial dado pelos organizadores do Congresso pela experiência exitosa – que considerada exemplo para o país.
“Até 2005 tínhamos cerca de 75% de cobertura com a rede de água. Além da coleta de lixo irregular e apenas 25% da população atendida com a rede de esgoto. Hoje 100% dos moradores têm água tratada, tratamos integralmente o esgoto coletado em cerca de 97% da cidade. A nossa coleta de lixo está universalizada e com excelentes índices de aprovação”, disse o presidente do Sanear, Paulo José Correia.
O diretor-presidente do Departamento Municipal de Águas e Esgoto e ex-prefeito de Poços de Caldas, Paulo César da Silva, coordenou a Mesa Redonda em que apresentado histórico de Rondonópolis. Para ele, o sucesso do município inspira outras cidades a superarem os desafios do saneamento. “Vocês fizeram um belo trabalho”, resumiu.
Paulo José atribuiu o resultado positivo às decisões do prefeito José Carlos do Pátio implementadas com o apoio da Câmara Municipal, do Poder Judiciário e da sociedade organizada. Outro ponto ressaltado foi a atuação da equipe técnica do Sanear e a capacidade de articulação política.
“Elaboramos bons projetos, assim como realizamos parcerias importantes com o Governo Federal. Aliás, neste período investimos mais de R$ 250 milhões de reais. Num primeiro momento houve críticas, mas hoje todos reconhecem nosso trabalho e se orgulham ao ver que nos tornamos referência nacional”.
Programação segue até sexta-feira (22)
Além de Rondonópolis, também premiados os seguintes municípios: São José do Rio Preto (SP), Poços de Caldas (MG), Jaguapitâ (PR). Além de Alagoinhas (BA), Caxias do Sul (RS), Itu (SP), Rio Branco (AC) e Itaúna (MG).
O 51º CNSA é uma realização da Associação Nacional dos Serviços Municipais e do Saneamento (Assemae), que congrega mais de 2.400 municípios brasileiros. A programação segue até sexta-feira (22) e reúne prefeitos, gestores de autarquias, pesquisadores, educadores, empresários, bem como industriais de todo o país.