A expectativa é que todos os exames de mamografia sejam concluídos dentro do mês de outubro
As unidades do SUS de todo o Brasil e a rede particular intensificam os atendimentos para cuidar da saúde da mulher no mês de outubro. Principalmente, em relação à prevenção do câncer de mama e outras doenças.
Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde, pretende zerar a fila dos exames de mamografia. Para acompanhar o foco da campanha nacional do Outubro Rosa, a Prefeitura está firmando convênios com hospitais e clínicas para realização dos exames de mamografia.
Exame de mamografia é prioridade na Prefeitura de Rondonópolis
Em suma, é um exame de imagem de alta resolução que identifica a presença de nódulos cancerígenos ainda em estágio inicial, antes ainda de ser notado fisicamente.
A expectativa é que todos os exames sejam concluídos dentro do mês de outubro garantindo assim mais agilidade no diagnóstico. Como resultado, o paciente pode receber um tratamento precoce para diminuir os efeitos ou até mesmo eliminar a doença.
O secretário de Saúde, Vinícius Amoroso, explicou que está conversando com o Hospital Santa Casa e a Associação de Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor). Assim como o Centro de Prevenção e Diagnóstico e o Centro de Diagnóstico de Rondonópolis (Cedir), no sentido de agendar o atendimento de todos os pacientes que já têm o pedido para realização do exame.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não haverá as atividades previstas para acontecer na praça dos Carreiros. Elas ocorreriam em parceira com a Unidade Móvel de Saúde da Mulher Anjos da Estrada.
A organização do mutirão teve problemas operacionais que impossibilitaram a montagem da estrutura para este fim de semana. Seja como for, os pacientes que já estavam confirmados para fazer os exames serão reagendados e atendidos já na próxima semana.