No momento, você está visualizando Rondonópolis lança o ‘Primeiro Trampo’ e emprega 21 alunos do IFMT
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, lançaram o programa ‘Primeiro Trampo’ na Prefeitura de Rondonópolis

Rondonópolis lança o ‘Primeiro Trampo’ e emprega 21 alunos do IFMT

A legislação segue atendendo alunos da educação superior e da educação profissional e tecnológica

A secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira, e o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, lançaram o programa ‘Primeiro Trampo’ na tarde desta sexta-feira (12) na Prefeitura de Rondonópolis. A iniciativa vem oferecer aos adolescentes a partir de 16 anos a oportunidade do primeiro emprego.

O programa faz parte da atualização da Lei Municipal nº 7.170, de 28 de março de 2012, ampliando o programa de estágio remunerado para incluir estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. A legislação segue atendendo alunos da educação superior e da educação profissional e tecnológica, mediante convênio com instituições de ensino.

A medida foi idealizada pela primeira-dama Alessandra Ferreira e visa fortalecer a política de isenção de jovens no mercado de trabalho, promover qualificação e vivência profissional para a juventude rondonopolitana. Todos os participantes deverão comprovar matrícula e frequência semestralmente.

Alessandra Ferreira afirmou que o programa é uma oportunidade para os jovens de Rondonópolis. Sendo assim, auxilia aqueles que, sem experiência, têm dificuldade em conseguir um emprego, ressaltando que a lotação será feita de acordo com a proximidade da residência dos participantes, pois “a nossa ideia é trazer esses jovens para o seu primeiro trampo próximo de sua residência”.

Preparar os jovens para o futuro

O prefeito Cláudio Ferreira reforçou que o programa representa uma grande oportunidade para adolescentes da cidade que desejam seu primeiro salário. Além disso, preparar os jovens para o futuro. “Tem que ter a porta de saída, e a porta de saída é o emprego, é a qualificação, é a autonomia, é a emancipação humana”, pontuou.

O projeto começa como piloto e deve ampliar conforme resultados. Constantemente ocorrerão análises para aumentar as vagas sempre que houver necessidade. Cláudio também comentou que a seleção dos primeiros participantes ocorreu sem indicação política.

O secretário de Gestão de Pessoas, Luciano Rodrigues, lembrou que o projeto integra o plano de governo do prefeito Cláudio Ferreira. Assim, destacou o início com alunos do IFMT e a perspectiva de adesão de outras instituições. “Nesse primeiro momento, o IFMT está dando oportunidade para 21 alunos, e o programa vai durar durante o ano de 2026”, comentou.

O diretor-geral do IFMT Campus Rondonópolis, Diogo Selagen, explicou que a seleção dos estudantes se deu com base no desempenho e conduta. “Analisamos o desempenho dos estudantes, não só notas, mas também comportamento e desempenho no dia a dia”, afirmou.

Cada participante vai ter uma remuneração mensal de um salário-mínimo para uma carga horária de trinta horas semanais.