O treinamento aconteceu no Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes e contemplou todas as etapas de um atendimento de urgência e emergência
Rondonópolis sediou, durante o último fim de semana, a 1ª Imersão em Urgência e Emergência, treinamento com foco no atendimento pré-hospitalar para profissionais que atuam na cidade e também municípios da região. No sábado (8) e domingo (9), a população observou a movimentação de ambulâncias e profissionais de saúde pela cidade. Ou seja, em situações que chamaram a atenção dos moradores.
O treinamento aconteceu no Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes e contemplou todas as etapas de um atendimento de urgência e emergência. Dessa forma, realizaram uma simulação realista de socorro inicial ao paciente até a chegada ao hospital.
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e organizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em parceria com a UPA de Rondonópolis, a 1ª Imersão capacitou 280 profissionais que atuam diretamente com o atendimento pré-hospitalar em Rondonópolis e municípios como Alto Garças, Campo Verde, Primavera do Leste, Jaciara e Paranatinga.
Responsável pela organização da imersão, Antonion Pereira, diretor da rede hospitalar de urgência e emergência do Município, destacou a importância de o profissional de saúde. Ou seja, de estar sempre atualizado e preparado para agir diante de qualquer situação.
“O profissional que participou da imersão teve a oportunidade de encontrar vários cenários diferentes, com as mais variadas situações. Portanto, está capacitado agora do ponto de vista emocional e do assistencial, com o potencial necessário para realizar condutas que salvam vidas”, explicou Antonion.
Para o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, Rondonópolis demonstrou mais uma vez a sua importância como polo regional, garantindo que todos os profissionais de cidades vizinhas pudessem ter o mesmo treinamento dos que atuam em nosso município. “Vamos seguir de portas abertas para toda a região, compartilhando nossa estrutura e conhecimento”, destacou Mykaell.


