No momento, você está visualizando Rondonópolis realiza oficina para profissionais de dança nesta sexta (14)
Noções espaciais. escolha de figurinos e músicas, projeto de cenários e definição da iluminação, alguns conceitos abordados na Oficina

Rondonópolis realiza oficina para profissionais de dança nesta sexta (14)

Oficina para profissionais de dança acontece nesta sexta (14)

Noções espaciais, escolha de figurinos e músicas, projeto de cenários e definição da iluminação, entre outros elementos, serão alguns conceitos abordados na Oficina de Concepção Coreográfica que a Secretaria de Cultura e Juventude (Secult) de Rondonópolis oferece a dançarinos e professores de dança da cidade na próxima sexta-feira (14), das 9h às 12h e das 15h às 18h, no Centro Cultural José Sobrinho.

“A concepção coreográfica envolve todos esses componentes. Ela dá informações para o profissional formar uma coreografia e criá-la por meio de desenhos coreográficos a partir do movimento e da sincronicidade dos dançarinos. Ou seja, o que chamamos de dinâmica e limpeza da coreografia”, explica a organizadora do encontro, a coordenadora do Departamento de Dança da Secult, Yasmine Zaher. Ela é bailarina e professora de diversas modalidades de dança, que vão desde a clássica até urbanas, passando por jazz e dança do ventre, entre outras.

Junto com a coordenadora, estará a bailarina e professora de dança Ariel Venâncio. Ariel é especialista em teatro musical e vai conduzir a imersão e transmitir, portanto, métodos adequados para a produção coreográfica.

“Esse workshop é voltado para professores de dança e dançarinos a partir dos 14 anos de ambos os sexos. A Ariel vem de São Paulo para proporcionar a esses profissionais essa oportunidade, que dará ênfase ao balé, jázz e dança contemporânea”, compartilha a coordenadora.

Primeiro de vários seminários que a Secult vai realizar

De acordo com Yasmine, pode-se aplicar esse conhecimento no encontro em diversas outras montagens coreográficas e adaptá-lo a qualquer tipo de dança. “Nada impede que o participante uitlize o aprendizado para outras possibilidades de concepções coreográficas”, observa ela.

Aliás, esse será apenas o primeiro de vários seminários que a Secult vai realizar. Os presentes vão receber certificado pela participação. “O profissional da dança investe muito na sua formação e, agora, ele vai ter a oportunidade de se capacitar gratuitamente com essas ocasiões proporcionadas pela Secretaria de Cultura e Juventude. Então, é só eles ficarem antenados para os próximos eventos e aproveitarem”, anuncia Yasmine.

Portanto, aqueles que desejarem assistir à imersão podem garantir sua vaga através do link https://forms.gle/kgGW4bhq7X3YLeET8

O Centro Cultural José Sobrinho encontra-se na Rua Barão do Rio Branco 2.650, Jardim Santa Luzia, ao lado da UPA.