Objetivo é aumentar o índice de proteção dos cidadãos contra doenças
A Prefeitura de Rondonópolis recebeu (8) o prêmio entre os municípios mato-grossenses com população superior a 60 mil habitantes, que mais vacinaram contra Influenza e Covid-19 até 31 de setembro.
Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e a premiação foi instituída pelo Programa Imuniza Mais MT.
O Governo de Mato Grosso lançou o programa em 21 de julho, com a intenção de estimular a vacinação no Estado. Objetivo é aumentar o índice de proteção dos cidadãos contra doenças, cujos imunobiológicos estão disponíveis e, assim, atingir as metas definidas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com os critérios estabelecidos, receberiam um ponto os municípios que tivessem entre 80% e 85% da população imunizada contra o vírus influenza; três pontos os que conseguissem vacinar de 85% a 90% e cinco pontos aqueles com 90% a 95% dos habitantes vacinados.
Assim também, adotaram regras para a pontuação sobre a vacinação de Covid-19. Assim levaram em consideração as primeira e segunda doses contra o coronavírus distribuídas até 21 de setembro pelo Ministério da Saúde e aplicadas até o último dia do mês passado.
Feito a partir da quantidade de imunizantes recebidos pela população em relação às unidades ofertadas ao município, o cálculo atribuiu dois pontos para os que conseguissem vacinar entre 90% e 95% do público e cinco pontos para aqueles que abarcaram de 95% a 100% dos munícipes que tinham o perfil adequado para receberem a medicação.
Lucas do Rio Verde ficou com a segunda colocação, enquanto Primavera do Leste alcançou o terceiro lugar no grupo daqueles acima de 60 mil habitantes.
Rondonópolis aplicou 264 mil doses de vacinas contra o coronavírus das 290.421 unidades entregues ao município, chegando à marca de 90,90%, totalizando dois pontos.
Rondonópolis recebe prêmio em disputa acirrada
Em relação à Influenza, o município rondonopolitano alcançou 93,97% de cobertura vacinal, com cinco pontos. Ao todo, a cidade somou sete pontos. Como resultado, levantou o troféu do Imuniza Mais MT, passando a ser referência para os outros municípios mato-grossenses no quesito acesso a saúde para o cidadão.
Lucas do Rio Verde empatou com Rondonópolis, com 91,33% de cobertura contra Covid-19 e 93,29% contra a gripe H1N1, mas ficou atrás na classificação do desempate.
Já Primavera, obteve 103,53% na proteção contra o coronavírus e 81,02% contra Influenza, reunindo seis pontos.
Rondonópolis também cumpriu os parâmetros estipulados para desempate que são maior homogeneidade de cobertura contra Influenza e melhor desempenho nos grupos prioritários de Covid-19. Ainda assim com as gestantes, pessoas com comorbidades e indivíduos acima de 60 anos.
Nesses quesitos a cidade fechou a pontuação com 100% ao passo que Lucas obteve 89,20%. Rondonópolis será contemplado pelo Governo de Mato Grosso com um montante de R$300 mil que devera investir em ações e serviços dedicados à vacinação. A transferência do incentivo financeiro será feita em parcela única.