A aprovação da contratação de crédito pela Prefeitura Municipal para realização de obras de mobilidade urbana e inclusão social, devem beneficiar novas importantes regiões da cidade
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Dhyogo Parreira Gonçalves, os investimentos deverão beneficiar regiões de trabalhadores que abrange uma população estimada em cerca de 120 mil moradores nas respectivas áreas de intervenção de Rondonópolis.
De acordo com o secretário de Finanças Rodrigo Silveira Lopes, essa pareceria iniciou no ano passado. Ou seja, quando o prefeito José Carlos do Pátio se dirigiu a Brasília e iniciou as tratativas com o Governo Federal apresentando algumas pautas.
A partir daí, a prefeitura autorizou a Sinfra a elaborar os respectivos projetos técnicos, que inclusive já foram protocolados na Caixa Econômica Federal.
No citado “Programa Avançar Cidades Pró-Transporte”, e aguardam a liberação para licitação.
Com a aprovação do poder legislativo o processo entra numa segunda etapa, que é aguardar a liberação para licitação e posterior contratação dos serviços destinados à implantação de obras de infraestrutura de pavimentação e drenagem. Observada a legislação vigente, em especial as disposições da Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000.
Conforme o representante da Sinfra, as obras são compreendidas por três lotes. O lote 01 que compreende o prolongamento/continuação da avenida Poguba, até a ligação com a avenida W-11. Esse trecho terá uma extensão de 2,41 km de pavimentação com a execução/construção de duas pontes de 30 metros cada, beneficiando 60 mil habitantes.
Já o lote 2 compreende a duplicação da avenida Alfredo de Castro. Ponto inicial na saída 32 da MT-383 (novo traçado duplicado) na avenida Alfredo de Castro até a rotatória da Vila Paulista ligando a MT-270. Esse trecho compreende uma extensão de 4,43 km de pavimentação e deve beneficiar 22 mil habitantes
Por último, o lote 3 vai compreender a duplicação e prolongamento avenida W-11, ligando a rotatória na MT-270 na Vila Paulista. Esse último trecho conforme o projeto vai beneficiar 40 mil pessoas, e terá uma extensão de 4,9 km de pavimentação, que somados aos dois anteriores perfazem a soma de 11,75 km de extensão.
Lembrando que a Câmara Municipal autorizará os recursos da ordem de R$ 51 milhões junto à Caixa Econômica Federal. São recursos oriundos do programa FGTS do Governo Federal, cujas taxas de juros são bem baixas e diferenciadas. Justamente por conta do alcance social dos projetos a que se destinam.