Corrida por uma das cadeiras na Câmara Municipal tem 297 candidatos registrados na Justiça Eleitoral
O prazo para registros de candidaturas junto à Justiça Eleitoral chegou ao fim com mais 67 candidatos em busca de vaga na Câmara Municipal de Rondonópolis.
Dessa maneira, os registros dos que vão concorrer pelo PSD, PP, Agir, DC e PDT já se encerraram. A cidade tem um total de 297 candidatos a vereador que vão agora buscar o voto do eleitor no próximo dia 6 de outubro.
Assim, foram registradas as chapas do PSD, PP, Agir, DC, PDT, MDB, Federação Psol/Rede, PSB. Podemos, PL, Republicanos, além daqueles da Federação PSDB/Cidadania, do União Brasil, do PRD, do Novo e da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB
Buscam os postos nas 21 cadeiras do legislativo municipal 297 candidatos, de 16 chapas. Compostas por 13 partidos e 3 federações, sendo que 7 partidos integram as federações.
TSE destaca os seguintes requisitos de elegibilidade estabelecidos pelo artigo 14 da Constituição Federal para quem deseja concorrer
Com o período de registro de candidaturas fechado os pedidos agora devem julgados pela Justiça Eleitoral até o dia 16 de setembro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca os seguintes requisitos de elegibilidade estabelecidos pelo artigo 14 da Constituição Federal para quem deseja concorrer. Isto é, ter nacionalidade brasileira; estar no pleno exercício dos direitos políticos; ter feito o alistamento eleitoral; ter domicílio eleitoral na circunscrição do pleito; e alfabetizado.
De acordo com a Constituição, para disputar o cargo de prefeito ou de vice-prefeito, a pessoa deve ter, no mínimo, 21 anos de idade até o dia da posse. Para vereador, candidatas e candidatos podem concorrer desde que já tenham completado 18 anos na data do pedido de registro de candidatura. Para os homens, é preciso ainda estar com a situação militar regularizada, mediante comprovante de alistamento.