No momento, você está visualizando Rotina pós-expediente pode influenciar seu humor no dia seguinte
Entre os hábitos analisados de rotina pós-expedienteem pesquisa conduzida por estudiosos da Alemanha estavam distanciamento psicológico

Rotina pós-expediente pode influenciar seu humor no dia seguinte

Entre os hábitos analisados de rotina pós-expediente em pesquisa conduzida por estudiosos da Alemanha estavam distanciamento psicológico das atividades

Você costuma se desligar do trabalho na rotina pós-expediente? Se não faz isso, talvez deveria. Segundo um estudo publicado no periódico Journal of Occupational and Organizational Psychology, pessoas que conseguem relaxar e se distanciar psicologicamente do trabalho ficam mais calmas e engajadas no dia seguinte.

As descobertas têm como base registros diários de 124 trabalhadores, com idades entre 21 e 65 anos, durante quase dois anos e meio. Para participar da pesquisa, os voluntários deveriam ser maiores de idade e trabalhar em tempo integral pelo menos três dias por semana.

No experimento, os participantes tiveram que realizar cinco tarefas diárias em duas semanas de trabalho. Os autores Maike Arnold e Sabine Sonnentag, ambos da Universidade de Mannheim, na Alemanha, analisaram se o comportamento noturno dos funcionários. Ou seja, era indiretamente relacionado ao humor no dia seguinte ao completar as tarefas. Entre os hábitos pós-expediente analisados estavam distanciamento psicológico das atividades, relaxamento e experiências de domínio e controle.

Durante o dia, os pesquisadores notaram que o distanciamento psicológico e o relaxamento influenciaram diretamente o humor no início do dia seguinte. Ao longo do dia, porém, o estado de ânimo ia mudando.

Para os autores, as organizações deveriam proporcionar aos seus funcionários autonomia suficiente para agendar suas tarefas diárias de acordo com seu humor para uma melhor produtividade. Nos dias em que os profissionais estão mais atentos e calmos, por exemplo, eles deveriam conseguir agendar tarefas que exijam muita concentração e energia no início do expediente.

Outro ponto importante que os autores citam como solução é o funcionário conseguir ter pausas durante o dia, quando seu estado de humor estiver mais favorável à produtividade do que o normal. Assim, a atenção melhorada pela rotina na noite anterior pode durar mais.