Você está visualizando atualmente Rumo faz acordo para levar ferrovia até Cuiabá
A 1ª Ferrovia Estadual lançada pelo Governo de Mato Grosso em parceria com a Rumo, já previa em contrato a chegada dos trilhos até Cuiabá - Foto: Divulgação/Secom-MT

Rumo faz acordo para levar ferrovia até Cuiabá

Ferrovia terá dois ramais: Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde

A 1ª Ferrovia Estadual lançada pelo Governo de Mato Grosso em 2021, já previa a chegada dos trilhos até Cuiabá, no contrato com a Rumo, está prevista a construção de 743 quilômetros de trilhos, que se dividirão em dois ramais, um interligando os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, e o outro, Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

A Ferrovia, portanto, deve entrar em operação total a partir de 2030 e passará por 16 municípios do Estado. Dessa maneira, fará conexão com a malha ferroviária nacional e o Porto de Santos.

Relembre o caso

O Governo de Mato Grosso criou a solução, por meio de lei aprovada pela Assembleia Legislativa em 2020. Assim, permitiu que a iniciativa privada explorasse ferrovias no Estado.

Em 2021, o Governo aprovou a proposta da Rumo e declarou a empresa habilitada a assinar o contrato de adesão e obter a autorização para construção, implantação e exploração da ferrovia estadual. Sendo assim, no projeto aprovado à época consta a operação entre Rondonópolis e Cuiabá.

O processo de autorização do projeto foi conduzido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), e o contrato fiscalizado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager).

Andamento das obras

As obras começaram em 2022 e, desde então, já concluíram sete viadutos com extensões entre 23 metros e 181 metros. Estes localizados entre Rondonópolis e Juscimeira. Em Rondonópolis também já concluíram a construção de aproximadamente três quilômetros de trilhos e outros cinco estão em andamento.

Conforme a Rumo, as construções concluídas correspondem ao pacote de 19 viadutos e passagens inferiores e superiores que são chamadas de Obras de Artes Especiais (OAE), previstas nos primeiros 200 quilômetros de implantação do projeto. A construção da infraestrutura ferroviária desse trecho representará um investimento entre R$ 4,0 bilhões e R$ 4,5 bilhões.