No momento, você está visualizando Rússia envia três aviões de guerra para Kaliningrado
Ação da Rússia com aviões de guerra em Kaliningrado alimenta tensões recentes

Rússia envia três aviões de guerra para Kaliningrado

A Rússia justificou os envios dos aviões de guerra a Kaliningrado

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou na última quinta-feira (18) que três aviões de guerra MiG-31E equipados com mísseis hipersônicos Kinzhal foram realocados para a região de Kaliningrado, informou a agência Interfax. A agência de notícias estatal russa RIA citou o ministério dizendo que os jatos MiG estariam em serviço 24 horas.

Kaliningrado é um exclave russo na costa do Báltico, entre os membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da União Europeia Polônia e Lituânia.

O local tornou-se um ponto de tensão depois que a Lituânia agiu para limitar o trânsito de mercadorias para a região através de seu território, com a Rússia prometendo retaliação pelas ações do país vizinho.

As tensões na região aumentaram ainda mais desde que a Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia. Um ocorrido de seis meses atrás, que chamaram então de “operação militar especial”.

O grande ponto dos mísseis hipersônicos Kinzhal MiG-31E é que eles podem carregar ogivas nucleares na munição, levando assim uma maior tensão à região.

Mais cedo, na mesma quinta-feira, o Ministério da Defesa da Finlândia disse que dois jatos russos MiG-31 eram suspeitos de ter violado seu espaço aéreo. Mais precisamente, o espaço aéreo que fica perto da cidade de Porvoo, isto é, no golfo da Finlândia. Esta cidade fica localizada a cerca de 150 km da Rússia.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, comentou nos últimos dias os anúncios da Rússia sobre o reposicionamento de equipamentos para defesa e a dissuasão como nonsense.

“A Rússia não enfrenta uma ameaça da Otan. Assim, tampouco a Rússia não enfrenta uma ameaça da Finlândia. Na verdade, a Rússia não enfrenta uma ameaça de nenhum outro país”, disse Price a repórteres.