Você está visualizando atualmente Quatro hábitos para adotar e sair da sua zona de conforto
Sair da zona de conforto exige colocar em prática alguns hábitos com consistência

Quatro hábitos para adotar e sair da sua zona de conforto

Confira o que especialistas recomendam para quem quer sair da zona de conforto

Sair da zona de conforto pode ser uma tarefa mais difícil na prática do que na teoria. Por isso, quanto antes você mudar comportamentos, mais perto estará de sair da inércia. Mudanças ajudam a trilhar caminhos mais produtivos, evitando perder tempo com aquilo que já não interessa mais.

Segundo um estudo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, uma média de 40% das ações do cotidiano são realizadas no formato de piloto automático. No estudo, os chamados “atos inconscientes” ocorrem pela constante necessidade de poupar esforços mentais, resultando na mesmice dos hábitos.

Para mudar este cenário, os especialistas listaram 4 dicas para se reinventar, fugindo da nociva zona de conforto:

Pratique a substituição

A motivação é a base da mudança de hábito, mas não é o suficiente para modificá-lo da noite para o dia, já que o cérebro tende a criar resistência no processo de adaptação diante de um novo comportamento. Sendo assim, prefira a substituição em vez do abandono.

Apoie-se em prazos realistas

A constância é uma das partes mais desafiadoras de um processo de mudança de hábito, pois o fato de um novo comportamento remeter a uma ação definitiva gera uma barreira emocional. Além disso, o excesso de motivação pode se tornar uma armadilha ao provocar um esforço excessivo no início do processo e uma desistência no meio do caminho.

Fuja de padrões negativos

Além das distrações físicas em uma modificação comportamental, existem também as barreiras mentais. Entretanto, a técnica do “mas” é uma espécie de braço direito no contorno desta situação. Ao ter pensamentos sabotadores, corrija-os, usando o “mas”. Por exemplo, “exercitar-se todos os dias é cansativo, mas fará bem à saúde”.

Não tenha medo de mudanças

Muitas pessoas encaram as mudanças como algo ruim, pois se sentem fora da zona de conforto. No entanto, outras aproveitam para inovar. Se você perdeu o emprego, por que não tirar da gaveta aquele projeto dos seus sonhos que estava à espera de uma oportunidade para ser executado?

Pode ser um negócio próprio, uma mudança de área, uma mudança de cidade… A vida tem imprevistos o tempo todo, e você deve ter um plano B para quando eles surgirem.