“A experiência de vocês é sensacional e conhecê-la nos ajudará a ter decisões mais assertivas, a garantir que o recurso público seja melhor aproveitado. Tem gente que diz que é difícil tratar da água e do esgoto através do Poder Público. Mas deu certo aqui e pode dar certo também em Cáceres”, afirmou a prefeita.
O presidente do Sanear e outros diretores acompanharam a prefeita em visitas às unidades da autarquia, compartilhando informações sobre a gestão e operacionalização dos serviços. Um dos principais focos foi a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que recentemente adotou a Biorremediação. Isto é, método de tratamento que é mais funcional, sustentável e 100% biológico.
Localizado na região do pantanal e com uma economia fortemente baseada no turismo, Cáceres enfrenta hoje o desafio de ampliar o saneamento básico. Atualmente atende menos de 10 por cento da população. A prefeita disse que está pleiteando recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na ordem de R$ 250 milhões para investimentos no setor.
A prefeita Eliene Liberato estava acompanhada do seu secretário municipal de Saúde, Vitor Miguel, da Assessora de Convênios e Projetos, Gésica Chaika. Além do presidente da autarquia de saneamento de Cáceres, Júlio Parreira. Aliás, eles visitaram também a Estação de Tratamento de Água, o Centro Comercial do Sanear e a sede da prefeitura de Rondonópolis.