Você está visualizando atualmente Santuário de Elefantes Brasil, em MT, recebe duas elefantas asiáticas
Pocha e Guillermina se juntarão a outros de sua espécie no Santuário de Elefantes Brasil

Santuário de Elefantes Brasil, em MT, recebe duas elefantas asiáticas

O Santuário de Elefantes Brasil fica na Chapada dos Guimarães, e vai receber as elefantas para que elas vivam soltas em seu habitat natural

O Santuário de Elefantes Brasil, em Mato Grosso, está prestes a receber mais duas elefantas asiáticas. Pocha e Guillermina são mãe e filha, e estavam vivendo em um ecoparque de Mendoza, na Argentina.

Pocha, a mãe, tem 55 anos e vivia no ecoparque desde 1968. A filha dela, Guillermina, tem 22 anos e nasceu no local. As instalações em que elas viviam em Mendoza era em um recinto de concreto subterrâneo; um ambiente confinado e artificial, que é longe do ideal para o segundo maior mamífero terrestre do planeta, que fica atrás apenas do elefante africano.

A transferência para o Santuário coloca as espécies em um ambiente muito mais preparado para abrigá-las.

Pocha e Guillermina entraram no Brasil por via terrestre, nesta terça-feira (10), em Foz do Iguaçu, no Paraná. Elas estão sendo transportadas em contêineres especiais, carregados por caminhões e com escolta de viaturas da Polícia Rodoviária Federal.

A previsão a princípio é de que as duas elefantas asiáticas cheguem no Santuário de Elefantes Brasil na próxima quinta-feira. O local fica no município de Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso; ou seja, apenas a cerca de 67 quilômetros de Cuiabá.

Na nova moradia, Pocha e Guillermina vão então poder viver soltas e livres na natureza, na companhia de outros cinco elefantes da mesma espécie que já vivem no santuário. Assim, estão em seu habitat natural e lá conviverão com outras da mesma espécie.

Associação Santuário de Elefantes Brasil é uma organização sem fins lucrativos que se instalou em Mato Grosso em setembro de 2016. Assim, quem tiver interesse em conhecer mais detalhes sobre o trabalho da instituição pode acessar o site elefantesbrasil.org.br.

Fonte: Agência Brasil