A receita é como a prescrição de um remédio. É importante que você saiba o que está tomando e qual é o impacto desses dados na sua saúde visual
As receitas que são prescritas pelo oftalmologista, muitas vezes, parecem incompreensíveis. Mas é importante entender o que cada sigla, termos e números representam e qual é o impacto desses dados na sua saúde visual.
As receitas são completas e complexas. Nelas, estão as informações detalhadas para o olho direito e para o olho esquerdo, uma vez que os dados e os direcionamentos podem ser diferentes para cada um deles. Há três campos que são ou não preenchidos, a depender da necessidade visual de cada paciente.
O que cada dado significa?
No campo esférico, se houver o preenchimento com grau positivo, significa que o paciente tem hipermetropia. Em contrapartida, já se o grau for negativo, isso significa que o paciente está com miopia. E qual é a diferença entre eles? A hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto, já a miopia, que costuma ser hereditária, é a dificuldade para enxergar objetos de longe.
Nesse sentido, o preenchimento no campo cilíndrico refere-se ao astigmatismo, que mostra um defeito na curvatura da córnea. Isso faz com que a visão não seja nítida, independentemente da distância do objeto.
No campo dedicado ao eixo, os dados mostram a posição onde a correção precisa ser feita na córnea e, o campo DNP indica a distância entre os dois centros das pupilas, informação importante para a montagem dos óculos.
Como a prescrição de um remédio
O presidente da Super Ótica São José e especialista em saúde visual, Carlos Canto, destaca a importância de entender as informações das receitas. Sendo assim, ele esclarece que “a receita é como a prescrição de um remédio e é importante que você saiba o que está tomando”, diz.
Canto, ressalta que a partir do momento que o paciente entende o que cada dado significa, assim também vai entender suas necessidades e consegue avaliar melhor como cada armação pode atender ou não as necessidades de sua saúde visual.
“Sabendo e compreendendo a receita, a pessoa escolhe melhor o óculos e estará melhor preparado para receber atendimento, porque, muitas vezes, não há essa explicação e pode existir erros de interpretação fazendo com que a pessoa pense que o óculos vai ficar bom e ele nem serve para as necessidades dela”, salienta.
Fonte: Ndmais