Você está visualizando atualmente Sebrae-MT lança programa de ‘limpa dívidas’ e acesso a crédito para pequenos negócios
Empresários de todo o estado terão acesso a uma consultoria especializada de reestruturação financeira de forma gratuita no Sebrae-MT - Foto: Divulgação/ASN

Sebrae-MT lança programa de ‘limpa dívidas’ e acesso a crédito para pequenos negócios

Sebrae-MT: Empresários de todo o estado terão acesso a uma consultoria especializada de reestruturação financeira de forma gratuita

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) lançou nesta quarta-feira (21) o programa ‘Acredita MT’, para promover a renegociação de dívidas e apoiar o acesso a crédito aos pequenos negócios, em todas as regiões do estado. A ação terá duração de um mês e, ao final, terá um mutirão de atendimento nas agências da instituição.

Segundo dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, em março deste ano, cerca de 6,3 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) foram alcançadas pela inadimplência em todo o país. Em Mato Grosso, mais de 135 mil micro e pequenas empresas estavam inadimplentes no mesmo período.

Conforme o gestor estadual de Crédito do Sebrae/MT, Fábio Apolinário, a ação faz parte do programa nacional, lançado pelo Governo Federal em abril deste ano. Dessa forma, visa apoiar os empreendedores na gestão financeira de seus negócios.

Em Rondonópolis, os empresários terão até o dia 20 de setembro para acessar o programa e melhorar a situação financeira do próprio negócio. Segundo a analista de Negócios do Sebrae/MT, Paula Fernanda.

Até o momento contudo, instituições financeiras como Primacred, Cresol, Bradesco e Sicoob realizarão atendimentos de acesso a crédito. Assim como a renegociação de dívidas durante o programa no município.

Programa Acredita MT

A analista afirma também que uma das principais preocupações e dificuldades dos empreendedores é a gestão financeira do negócio. “A gente entende que para aumentar as vendas é preciso ter um controle financeiro. Com um controle financeiro maior, é possível que o empresário faça uma projeção do faturamento e, a partir dessa informação, ele pode se reorganizar financeiramente. Por meio da consultoria, será possível separar a pessoa jurídica da pessoa física, fazer projeção de venda e de recebimento, ter acesso à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa, saber os custos fixos e variáveis e muitos outros pontos que são fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa”, ressalta Paula Fernanda.

Os empresários que se enquadram nos portes MEI, ME e EPP e desejam participar do Programa Acredita MT podem procurar a Central de Atendimento do Sebrae, pelo 0800 570 0800. Desse modo, poderá acessar o telefone e endereço da agência do Sebrae/MT mais próxima para orientações.