Os projetos da Secel incluem a exposição Intersecções e aulas de dança de lambadão disponíveis na internet
Duas exposições de artes com apoio de Secel, ficam abertas para visitação ao público neste mês de dezembro, em Cuiabá, e são opções de cultura e lazer para a população neste fim de ano. As mostras “Intersecções” e “Os Netos de D. Maria Apolônia” foram viabilizadas pelo Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer ( Secel-MT), e apresentam trabalhos de artistas regionais com inspirações na natureza e nas histórias de família. Ambas têm entrada gratuita.
A exposição “Interseções” iniciou neste domingo (17), às 9h30, na Galeria Mandala. A mostra traz obras que mesclam a fotografia de Amaury Santos com pinturas de Valques Pimenta, inspiradas na fauna e flora mato-grossense. Aliás, as telas são resultado de um trabalho colaborativo, no qual Valques pinta sobre as fotografias de Amaury.
A exposição “Os Netos de D. Maria Apolônia – Memória e Arte Pelos Olhos de uma Família de Artistas Cuiabanos” está aberta ao público na Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá. A mostra reúne o trabalho dos artistas cuiabanos Neide Silva, Sebastião Silva, Júlio César além de Wender Carlos, que são da mesma família e se juntaram para fazer uma homenagem à avó Dona Maria Apolônia. Ela, contudo, era conhecida como Dona Bugra, benzedeira e raizeira, uma mulher simples, descendente de indígenas, que amava a natureza e conhecia o poder curativo das plantas.
Outra exposição aberta ao público é “Por dentro dos corações cuiabanos”, disponível para visitação mediante agendamento, na Casa Silva Freire, em Cuiabá. A mostra é inspirada no olhar das crianças sobre o Centro Histórico, ou seja, fruto de uma vivência realizada dentro das atividades do curso de educação patrimonial da Casa Silva Freire.
Projeto Aprenda a dançar o lambadão em casa
Aprovado no Edital Viver Cultura, da Secel, o projeto Aprenda a Dançar o Lambadão em Casa, oferece aulas online ministradas pelo professor Vlademir Reis. São 15 aulas de curta duração, em média de cinco minutos, nas quais ele ensina então os passos-base do lambadão e da lambadinha, além de movimentos de giro e aéreo.
“Ambos estilos têm a mesma contagem de tempo, mas o diferencial está no gingado. O lambadão é mais rápido, enquanto que a lambadinha tem uma forma de pisar que é o diferencial”, explica o professor.
Para acessar as aulas, veja o canal do Youtube do grupo de dançarinos Lambadeiros de Elie. Assim, até 25 de dezembro todas estarão disponíveis na internet.
“Tenho buscado colaborar com a popularização do lambadão, principalmente para as gerações futuras. É divertido, e assim é um gênero genuinamente mato-grossense. O lambadão é parte de nossa cultura”, defende Vlademir.
Serviço:
Exposição Intersecções
Período: De 17 de dezembro a 14 de janeiro de 2024, das 8h às 18h
Local: Galeria Mandala – Rua Cel. Neto, 736, Goiabeiras, Cuiabá/MT
Entrada: Gratuita
Mais informações: www.interseccoes.46graus.com ou (65) 9 8405 9683
Exposição Os netos de D. Maria Apolônia – Memória e arte pelos olhos de uma família de artistas cuiabanos
Período: Até 30 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h
Local: Galeria de Artes Lava Pés (piso térreo da Secel) – Avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT
Entrada: gratuita
Exposição Por dentro dos corações cuiabanos
Visitação mediante agendamento
Local: Casa Silva Freire – Rua Cândido Mariano, Centro de Cuiabá
Mais informações: (65) 981273268 e Instagram @casasilvafreire
Projeto Aprenda a dançar lambadão em casa
Disponível no canal Lambadeiros de Elite no Youtube (https://www.youtube.com/@vlademirreiselite)