Uma das iniciativas que já apresenta resultados é a revitalização da região do Porto
Com pouco mais de quatro meses de gestão, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, sob o comando de Fernando Medeiros, vem promovendo uma série de ações para transformar o turismo na capital mato-grossense em uma força de desenvolvimento econômico e revitalização urbana.
Desde a sua chegada à pasta a Secretaria de Turismo, Medeiros estabeleceu como prioridade a reestruturação interna da secretaria. Dessa maneira, vem revisando contratos, promovendo economia e realocando recursos para projetos estratégicos.
“Assim que nós assumimos, revisamos todos os contratos também. Fizemos o dever de casa, buscando economizar, apesar do orçamento já ser pequeno. Mas ainda conseguimos fazer economias em contratos que consideramos desnecessários neste primeiro momento”, explicou o secretário.
Uma das iniciativas que já apresenta resultados é a revitalização da região do Porto, onde estão localizados importantes atrativos como o Aquário Municipal, o Museu do Rio, o Mercado do Porto e o Shopping Orla. Em apenas quatro meses, o complexo recebeu cerca de 200 mil visitantes, fortalecendo o comércio local e gerando impacto positivo nas vendas dos feirantes e comerciantes.
A região do Porto passou a integrar um projeto mais amplo de ocupação urbana, cujo objetivo é combater a má ocupação e atrair investimentos culturais e comerciais. “A presença de famílias, de turistas e da polícia vai afastando a má ocupação, como usuários de drogas, e devolvendo a região para a cidade”, completou o secretário.
Educação ambiental e novas feiras culturais
Além da visitação turística, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico também aposta na educação ambiental e na disseminação da preservação. “Vamos transformar o Aquário Municipal em um grande complexo não só de visitação, mas também de conhecimento e de preservação ambiental”, destacou Medeiros.
Outro destaque recente a realização da Feira de Artesanato, em parceria com a Associação Homens e Mulheres de Fibra, no Museu do Rio. A feira, iniciada em março e prevista para encerrar em 11 de maio, ajudou a aumentar o fluxo de visitantes e fomentou o setor cultural.
Expansão dos atrativos turísticos
Segundo Gustavo Vandoni, secretário-adjunto de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a meta é também reforçar o turismo interno, valorizando regiões pouco exploradas.
Além do Complexo da Orla do Porto, estão nos planos o fortalecimento do Centro Histórico, onde a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico passará a ter sua sede.
Entre os projetos estruturantes está a requalificação da Orla do Porto, com investimento de R$ 8 milhões.
Mercado do Porto: polo cultural e gastronômico
O Mercado do Porto, tradicional centro gastronômico e cultural de Cuiabá, agora está sob responsabilidade da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A proposta, contudo, é revitalizar o espaço, capacitar os permissionários e modernizar o atendimento para atrair mais visitantes, inclusive turistas estrangeiros.
Medeiros enfatizou que a administração do espaço é compartilhada com outras pastas. Ou seja, Agricultura, Vigilância Sanitária, Obras além de Limpeza Urbana, garantindo uma gestão mais eficiente e integrada.
Novos projetos e desafios
Mas apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, aposta na criatividade e em parcerias para viabilizar novos projetos. Entre as prioridades está a revitalização do São Gonçalo Beira Rio, com a construção de uma conexão viária até a nova ponte do Parque Atalaia, além da revitalização do Centro Histórico, incluindo o Morro da Luz.
“São projetos que vão transformar a cidade. Não são sonhos faraônicos, e sim projetos pé no chão, com parcerias e foco na transformação econômica e turística de Cuiabá”, reforçou Fernando Medeiros.
Outro foco importante é o Parque das Águas, que enfrenta problemas de vandalismo e furto de cabos. A Secretaria, contudo, já está trabalhando no levantamento dos danos e na recuperação da infraestrutura, com apoio da Secretaria de Obras e da Segurança Pública.
Visão de futuro
A gestão de Medeiros aposta na ocupação positiva dos espaços públicos como forma de combater a criminalidade e revitalizar a cidade. Com ações que integram turismo, desenvolvimento econômico e segurança pública, a expectativa é transformar Cuiabá em um destino atrativo para moradores e visitantes.
“Nós acreditamos que o turismo e o desenvolvimento econômico andam de mãos dadas. Portanto, se conseguirmos revitalizar a Orla do Porto e o Centro Histórico, teremos um legado duradouro para a cidade”, finalizou o secretário.