Os profissionais da saúde de Rondonópolis vão imunizar em todas as unidades de educação do município
Uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e Educação pretende imunizar todas as crianças que estão matriculadas nas creches e escolas da rede municipal de ensino de Rondonópolis contra o vírus Influenza causador da gripe.
O público-alvo dessa ação são crianças de seis meses até os seis anos de vida, conforme informou a superintende de Vigilância em Saúde do município, Vânia Scapini. Ela ressalta a importância das crianças estarem vacinadas, principalmente por estarem em contato frequente com outras crianças. Ou seja, exatamente nas creches e escolas ficando vulnerável para receber os vírus.
É imprescindível que os pais levem a caderneta nos dias da vacinação que serão somente utilizadas neste período definido pela parceria entre as secretarias.
Esse esforço do município em imunizar as crianças da rede municipal atende uma notificação recomendatória do Ministério Público Estadual. Expedida pela promotora Joana Maria Bortoni Ninis, da Promotoria da Cidadania de Rondonópolis que solicita o aumento da cobertura vacinal. Aliás, sob pena da família perder benefícios de programas assistenciais.
Ondas de grandes fluxos de atendimentos, por conta de gripes com sintomas mais fortes
Marli Sales da Silva, superintendente de ensino do município informou que todas as unidades estarão preparadas para fazer a vacinação das crianças. Portanto, conclamou que os pais lembrem de mandar a autorização assinada para que seus filhos possam receber a vacina contra a gripe. As unidades estão encarregadas de enviar a autorização impressa para os pais assinarem liberando os filhos para receber o imunizante.
Além de reforçar a imunidade das crianças contra as síndromes respiratórias, essa ação contribui também com a redução dos atendimentos no Pronto Atendimento Infantil, o PAzinho. Inclusive, tem tido ondas de grandes fluxos de atendimentos, principalmente, por conta de gripes com sintomas mais fortes.