No momento, você está visualizando Sedec organiza programação especial para profissionais do artesanato de MT nesta segunda-feira (24)
Sedec realiza programação aos profissionais do artesanato de MT, com a entrega do certificado de Mestre Artesão e atrações culturais - Foto: Sedec-MT

Sedec organiza programação especial para profissionais do artesanato de MT nesta segunda-feira (24)

Evento especial para profissionais do artesanato de MT contará com a entrega do certificado de Mestre Artesão e atrações culturais para valorizar os profissionais do setor

Em comemoração ao Dia do Artesão, comemorado no dia 19 de março, a Sedec preparou uma programação especial dedicada aos profissionais do artesanato nesta segunda-feira (24). A partir das 14h30, realiza um evento nas novas instalações da Sedec e organizado integralmente pela equipe da secretaria.

Um dos destaques da programação será a entrega do certificado de Mestre Artesão a três profissionais – Osmar, Doílio e Dona Judite. Aliás, receberam o título no ano passado por meio do Programa do Artesanato. Esse certificado, portanto, representa um reconhecimento formal da excelência do trabalho desses artesãos e de sua contribuição para a cultura e o artesanato do país.

O título de Mestre Artesão é concedido àqueles que possuem uma longa trajetória no setor. Com contribuições relevantes para a comunidade, muitas vezes transmitidas de geração em geração. Para receber esse reconhecimento, é necessário apresentar um histórico consistente, que inclua participação em cursos, publicações sobre o trabalho e serviços prestados à comunidade.

De acordo com os organizadores, o evento é uma forma de valorizar esses artistas. Dessa forma, reforça a importância da categoria e do setor para a economia e a cultura local.

Na celebração do Dia do Artesão, ocorreu uma programação leve e cultural, promovendo momentos de confraternização e troca de experiências entre os participantes.

A expectativa é de que entre 100 e 150 pessoas participem da comemoração, incluindo artesãos de várias regiões do estado. Como Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio de Leverger, Tangará da Serra, Várzea Grande e Cuiabá, por exemplo.

Além delas, artesãos que trabalham com cerâmica, madeira, crochê, mandalas de sementes. Assim como colares de mesa e outras expressões do artesanato mato-grossense também marcarão presença, representando a diversidade cultural e as tradições do estado.

Atrações culturais e sorteios de brindes

Durante o evento, os participantes poderão aproveitar atrações culturais e sorteios de brindes, realizados com doações de parceiros. Conforme os organizadores, o encontro será um momento de celebração e reconhecimento, onde os artesãos poderão trocar experiências, reencontrar colegas e divulgar o trabalho realizado com tanto empenho.

Para Carolinne Luz, assessora especial da Coordenação de Artesanato, a iniciativa é uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho dos artesãos e reforçar o compromisso do Governo de Mato Grosso com a valorização do setor.