No momento, você está visualizando Conheça o município que vai sediar a Abertura Nacional do Plantio da Soja
O local que vai sediar a Abertura Nacional do Plantio da Soja, momento muito esperado, completa 65 anos de história em 2023

Conheça o município que vai sediar a Abertura Nacional do Plantio da Soja

Local que sediará a Abertura Nacional do Plantio da Soja, completa 65 anos de história em 2023

O Projeto Soja Brasil roda o país há 12 safras para mostrar como a oleaginosa revoluciona o agronegócio no país. Desta vez, a região escolhida para a Abertura Nacional do Plantio da Soja é Jaciara, no sul de Mato Grosso.

O evento dá o pontapé oficial na safra 2023/24 do grão e acontecerá em 29 de setembro, na Fazenda Aymoré, do Grupo Giacomelli, a partir das 8h30 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pela TV, site e redes sociais do Canal Rural.

O município completa 65 anos de história em 2023 e ganha de presente a oportunidade de sediar um dos momentos mais esperados pelo setor.

Produção de soja em Jaciara

Na safra 2021/22, Jaciara produziu 174 mil toneladas de soja. No ciclo atual, a projeção é de quase 190 mil toneladas. Para a temporada 2023/24, o presidente do Sindicato Rural do município, Alberto Luiz Chiapinotto, projeta que mais de 200 mil toneladas sejam colhidas.

De acordo com Chiapinotto, a grande maioria das propriedades de Jaciara é pequena, entre 500 e 600 hectares. “Por aqui, são poucas as áreas com mais de mil hectares e ainda mais raras as que chegam a dois ou quatro mil hectares”.

Segundo ele, na safra 2022/23, a chuva foi bem distribuída, alavancando a produção. “A tendência é que isso se repita. O El Niño não costuma nos atrapalhar”, diz.

Conforme informações da prefeitura de Jaciara, a precipitação anual no município é de 2.200 mm, com maior intensidade no período compreendido entre os meses de dezembro a abril. Ou seja, abrange a maior parte do ciclo da soja.

Desafios do município

Assim como todo o estado de Mato Grosso e, também, o Brasil, Chiapinotto vê o déficit de armazenagem como um dos principais gargalos do município.

De acordo com estudo realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), aponta que o déficit de armazenagem em todo o estado chegou próximo a 52 milhões de toneladas nesta última safra.

Doenças que atacam a soja

A respeito das principais doenças na cultura da soja a atacar as lavouras do município, o presidente do Sindicato Rural enxerga a ferrugem-asiática, cercóspora e o oídio como as que mais causam danos.

“Nossos produtores costumam conseguir combater com eficiência essas doenças com os fungicidas, mas sempre alertamos para a importância de plantar na mesma época. Geralmente os que começam tarde ficam mais sujeitos a esses problemas”.

Serviço

O quê: Abertura Nacional do Plantio da Soja – Safra 23/24

Onde: Jaciara, Mato Grosso

Quando: 29 de setembro, a partir das 8h30 (horário de Brasília)

Transmissão: Ao Vivo pela TV, site e redes sociais do Canal Rural