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A Seduc visa capacitar professores na qualidade do ensino, melhorar o aprendizado e e os resultados em sala de aula -Foto: Harleid Claiton | Seduc-MT

Seduc amplia projeto piloto para professores em 2025

Seduc visa fortalecer a qualidade do ensino, melhorar o aprendizado e os resultados em sala de aula

Com o apoio do Banco Mundial, a Seduc vai ampliar em 2025, as ações do projeto piloto de desenvolvimento profissional de professores com o objetivo de fortalecer a qualidade do ensino. Bem como melhorar o aprendizado dos alunos nas escolas da Rede Estadual.

O projeto faz parte do Programa de Fortalecimento de Práticas Pedagógicas, da Seduc, que acompanha professores de língua portuguesa e matemática em turmas de 6º ano que realiza o diagnóstico da qualidade do ensino do educador.

Para diagnosticar a qualidade das práticas de ensino, um profissional certificado observa o professor em sala de aula e elabora um retrato dele em sua prática pedagógica. Assim, pode mapear as habilidades não consolidadas e priorizar aquelas mais importantes por meio de uma mentoria personalizada.

O professor Eudes Jarbas dos Reis Cavalcante, um dos mentorados pelo programa, disse que, por mais que se sinta observado em sala de aula, entendeu que faz parte do processo.

Em 2024, o programa instituído em 80 unidades escolares acompanhou 346 professores de língua portuguesa e matemática. Ou seja, com o auxílio de 20 professores bolsistas, também chamados de professores fortalecedores.

Mudanças já são vistas num curto prazo de tempo

Já para 2025, terá a expansão do programa que passará a atender 410 unidades escolares, que representa 63,5% do total de unidades escolares do Estado.

Também ampliarão o número de professores mentorados para 4.946 educadores. Isso representa 72% do total de professores de língua portuguesa e matemática da rede. Além de 410 coordenadores pedagógicos.

Segundo o secretário Alan Porto, a Seduc consegue prestar um atendimento melhor para que o professor ofereça uma aula mais eficiente.

Na avaliação da secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Flávia Emanuelle de Souza, as mudanças já são vistas num curto prazo de tempo. O professor Joabson Xavier Pena, chefe da Unidade de Políticas de Formação Continuada da Seduc, aponta que hoje são 20 profissionais atuam nas mentorias. A mentora Yara Reis Cardoso apontou que auxiliar os professores é uma troca. “Ser mentora é inspirar as pessoas e, de certa maneira, aconselhar, orientar e compreender um pouco de cada pessoa”.

O professor Gyan Lucca Pinto Ribeiro, que também passa pela mentoria, avaliou que a intenção do programa não é necessariamente uma análise do que se sabe de conteúdo, mas da prática que acontece em sala de aula. Durante a mentoria, ele disse que ganhou um feedback das práticas pedagógicas da rede e, assim, conseguiu construir uma visão do todo.