Selton Mello será um dos brasileiros no grupo de artistas que votam no Oscar
Um convite mais que especial foi feito para o ator Selton Mello, e ele fará parte do time de votantes para o Oscar 2023. O anúncio foi feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A lista completa possui 397 profissionais selecionados de 54 países.
Além disso, junto de Selton, estão também no grupo os diretores Bruno Barreto (“Crô: O filme”, “Flores raras”) e Jeferson De (“Doutor Gama”). De acordo com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, os convidados formam um grupo mais “pop”.
A lista de 2022 apresenta números parecidos à de 2021, que tinha 395 convidados de 50 países. E representa, sobretudo, o esforço da entidade para aumentar a diversidade dos membros. Este ano, 44% são mulheres, 37% são representantes de minorias ou grupos com pouca representatividade, e por fim, 50% são de países fora dos Estados Unidos. Há 71 indicados ao Oscar e 15 vencedores.
Brasileiros convidados
A lista divulgada em 2022 possui nomes de brasileiros muito importantes para o cinema nacional. Assim como Emilio Domingos (documentarista), Sara Silveira (produtora), Ilda Santiago (executiva) e Waldir Xavier (engenheiro de som).
Além dos novos nomes anunciados, Alice Braga, Rodrigo Santoro, Carlinhos Brown, Fernanda Montenegro, Sônia Braga, Fernando Meirelles, Kleber Mendonça Filho, Petra Costa e Rodrigo Teixeira completam o time de brasileiros votantes.
O ator tem uma extensa carreira nos cinemas e participou de produções de sucesso, como “O Auto da Compadecida”, “O Filme da Minha Vida”, “Trash – A Esperança Vem do Lixo”, “O Palhaço“, “A Mulher Invisível”, “Meu Nome Não É Johnny”, “Meu Amigo Hindu” e muito mais.
Por outro lado, na TV, Selton fez parte do elenco das séries “Sessão de Terapia” e “Ligações Perigosas”, ambas da TV Globo. Recentemente, estrelou a novela “Nos Tempos do Imperador”. A 95ª edição do Oscar está prevista para o dia 12 de março de 2023.