Com menos atividades concentradas em escritórios, restrições a propostas culturais e redução de visitas turísticas em decorrência da pandemia, o centro de Buenos Aires deixou de ser palco de conglomerados e muitas de suas livrarias tiveram que repensar suas formas de comercialização e redesenhar estratégias para resolver o seu funcionamento, embora em muitos casos estivessem perto de um encerramento possível e iminente.
Localizadas nas ruas e avenidas centrais, as livrarias, muitas delas com mais de 50 anos de vida, fazem parte de um percurso cultural que revitaliza e fortalece a identidade da Cidade de Buenos Aires com peças inaláveis, livros esgotados que só podem ser encontrados em suas mesas de balanço ou estantes que orientam as leituras com capacidade hipnótica.
“As livrarias argentinas com vitrais na rua tiveram a nossa força no contato com o público, na experiência de vendedores que sempre foram leitores. Muita gente escolheu o livro ao chegar, aqui olharam a produção de um determinado tema, a narrativa nacional. Perdemos isso pela virtualidade, e essa mudança está levando algumas delas “, diz Ecequiel Leder Kremer, livreiro da Hernández que está fechando sua filial na Avenida Corrientes 1311 após 20 anos, deixando apenas a localizada a metros, na mesma rua, mas em 1436.
Não é a única livraria que fecha as portas no centro de Buenos Aires, já que na mesma avenida o senhor Hyde anunciou sua despedida. E os dois ramos do Open Book ainda estão nesta lista; Los Argonautas, da Avenida de Mayo; Folhas mil e uma, de Palermo, e Livraria Waldhuter, localizada na Av. Santa Fe 1685.
“O circuito das livrarias é um motivo de orgulho para o nosso país, tem sido muito enfatizado que Buenos Aires é a cidade do mundo com mais livrarias por habitante. Este emblema cultural está sendo posto em xeque pela pandemia que agravou alguns dos os problemas que vem arrastando. o setor há vários anos e que não encontraram resposta nem no governo de Buenos Aires nem no governo nacional “, disse a Fundação El Libro em comunicado esta semana.
Para trazer oxigênio ao campo da livraria, propõem um somatório de medidas como “isenção de IVA (uma reivindicação que vem sendo lembrada há vários anos na abertura da Feira do Livro de Buenos Aires e que, embora fosse concedida a impressores, editoras e distribuidoras, continua a relegar e excluir os livreiros, por inexplicáveis questões de redação da Lei), a manutenção da Repro, linhas de crédito hipotecário, taxas de serviço subsidiadas, e a isenção de impostos imobiliários e do pagamento de encargos sociais por um número fixo de funcionários “.
Em dezembro passado, José Roza, dono da Librería de las Luces, havia anunciado o fechamento daquele espaço, um dos mais tradicionais repositórios de livros esgotados a preços acessíveis na cidade, porque não poderia enfrentar o déficit resultante da crise devido à pandemia do coronavírus, que “esvaziou a área” em que está localizada, na Avenida de Mayo 979.
Embora ainda em aberto, a data de paralisação das atividades passou para setembro. Os livreiros Miguel e Fernando dialogam com a Télam enquanto atendem a pedidos de clientes curiosos ou determinados que vêm em busca de um título específico e relatam que há outras lojas ao seu redor que fecham como “o Starbucks do outro lado da rua na semana passada e antes do Havanna café “que também sofreu com a quietude e o vazio de uma das avenidas mais emblemáticas.
“Estruturas como esta, de comercialização de balanças, não estavam preparadas para tal transformação do cenário”, resume Miguel.
Essa transformação implicou no crescimento das vendas pelas redes sociais, longe do passeio pelos corredores das livrarias. Leder Kremer, por exemplo, diz que o site deles passou a ser amplamente consultado e permite que eles enviem para todo o país.
Luciano Guiñazú frequenta Caburé, a livraria do bairro de San Telmo que se caracteriza por ser palco de leituras, apresentações, ciclos e encontros com autores. No entanto, devido a medidas sanitárias, ele teve que suspender essa faceta. Agora 80% de sua venda é online e aguarda até setembro para estender o horário de funcionamento e recuperar o café para receber leitores.
As vendas online trazem uma marca: a da plataforma Mercado Libre, que fica com 13% de comissão, mas na livraria De la Mancha (Corrientes 1888) conseguiram evitá-las por meio de uma estratégia que inclui atendimento personalizado por meio da conta do Instagram, os quais reativaram na última vez, e despachos com motocicleta na Capital Federal e por Correio Argentino para todo o país.
“Tivemos que agravar e recuperar clientes que tínhamos perdido em diferentes províncias. Isso cresceu exponencialmente. Há muito menos gente na livraria, mas neste ano horrível muito se lê, se vendem livros muito bons, pretende-se acabar o ano muito melhor do que imaginávamos ”, conta Télam Hernán Suárez.
Seu sócio Andrés Rodríguez conta que compareceram “corpo a corpo” e agora fazem isso mas no Instagram: “Fazemos uma resenha de cada livro, personalizamos a conta, fazemos a curadoria do que publicamos, não postamos apenas notícias. Isso não deixa de ser mais uma faceta do livreiro, o trabalho de recomendar ”, resume.
Ft: telam