Semana Nacional de Educação Financeira acontece entre os dias 15 a 21 de maio em todo o país, com o tema central ‘Resiliência Financeira’
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), ofertará consultorias gratuitas durante a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). Entre os dias 15 a 21 de maio em todo o país. O tema central da semana será ‘Resiliência Financeira’ e as inscrições estão abertas no site do Sebrae/MT.
A Semana ENEF é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de FBEF com o propósito de fomentar ações de educação financeira para o cidadão comum ou empreendedor.
Desse modo, cada estado realizará dentro da Semana, diversas ações voltadas ao apoio e orientação sobre educação financeira à população. Contudo, o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, explica que a instituição ofertará consultorias gratuitas com foco em Possibilidades de Crédito e Gestão Financeira.
“As instituições participantes estão preocupadas em questões de inadimplência, endividamento, dar seguridade social, ensinar a poupar e investir. Então, dentro deste tema resiliência terão diversas ações voltadas à educação financeira. Em Mato Grosso, vamos atuar nestas duas frentes, oferecendo consultorias de gestão em finanças e acesso a créditos”, esclareceu.
De acordo com Fábio Apolinário, gestor Local de Acesso à Crédito, do Sebrae/MT, a consultoria de Possibilidades de Créditos tem seis horas de duração e é presencial. Já a consultoria de Gestão Financeira, tem duas horas e é virtual.
“As duas consultorias são individuais, com atendimento exclusivo ao inscrito e voltadas às pequenas empresas. São excelentes ferramentas para direcionar ao uso consciente do dinheiro e aplicação mais adequada dos recursos financeiros”, falou.
Semana ENEF
O evento conta com a participação de diversas instituições do país e até mesmo de pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. Aliás, o evento acontece anualmente desde 2014, e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país.