Poderão concorrer pessoas a partir dos 17 anos que estejam cursando ou tenham concluído o 2º ano do Ensino Médio
O Senac anunciou a abertura de 180 vagas gratuitas, divididas entre Cuiabá e Várzea Grande para o curso de Técnico em Enfermagem.
As vagas se destinam a candidatos de baixa renda, incluindo estudantes matriculados ou egressos da educação básica, trabalhadores empregados ou desempregados, com renda familiar per capita de até dois salários mínimos (R$ 2.824,00). O cálculo da renda per capita, portanto, considera a divisão da renda bruta total do grupo familiar pelo número de integrantes.
Assim o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca o impacto social e econômico da iniciativa.
O curso, oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade, se divide em seis turmas, com 30 vagas cada, 4 turmas em Cuiabá. Ou seja, duas no Senac Boa Esperança e duas no bairro Morada do Ouro, e duas no bairro Jardim Aeroporto, em Várzea Grande.
Sendo assim, a seleção dos 180 futuros técnicos em Enfermagem acontece por meio de uma prova objetiva com 30 questões. Sendo dez de Língua Portuguesa, dez de Matemática e dez de Informática. As inscrições para o processo seletivo começarão às 8h desta quinta-feira (31) e feitas exclusivamente pelo site www.mt.senac.br. Entretanto, não haverá inscrições presenciais nas unidades do Senac-MT.
Critérios para a participação
Para se inscrever, os candidatos deverão cumprir os seguintes requisitos: estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio. Ter no mínimo 18 anos completos até 28 de fevereiro de 2025.
O formulário on-line de inscrição, dividido em cinco etapas, solicitará informações pessoais, de escolaridade, endereço, contatos, local e horário pretendidos para o curso. Além disso, uma declaração sobre a necessidade de atendimento especial no dia da prova.
A lista das candidaturas aprovadas para o processo seletivo, assim como os locais e salas de realização das provas, estará disponível no site do Senac-MT, a partir das 16h do dia 5 de novembro.
A avaliação ocorre no dia 9 de novembro, para as turmas de Cuiabá, e 16 de novembro, para as turmas de Várzea Grande, das 8h às 12h.
O início das aulas está previsto para 18 de novembro, com uma carga horária de 1,8 mil horas, distribuídas ao longo de dois anos. O curso contempla atividades teóricas e práticas, além de estágio supervisionado nas áreas de promoção à saúde, cuidado integral de enfermagem, cuidado especializado e cuidado crítico, urgência e emergência.
Paulo Rosa, gerente do Senac Boa Esperança, enfatiza que a formação preparará os alunos para atuarem de forma humanizada e segura em diversos níveis de atenção à saúde. Dessa maneira, poderá atuar em hospitais, clínicas, postos de saúde e unidades de pronto-atendimento.