A estrutura deverá ter cerca de 8 mil m² de área construída, planejada para atender cadeias produtivas estratégicas da região
O presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Sistema Famato) apresentou na manhã desta quarta-feira (11) o projeto do novo Centro de Treinamento (CT) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) que será construído em Água Boa. A iniciativa é voltada à qualificação profissional e ao fortalecimento da educação no meio rural.
A previsão é de que a licitação para contratação da empresa responsável pela obra ocorra, portanto, no primeiro semestre. A estrutura deverá ter cerca de 8 mil m² de área construída, planejada para atender cadeias produtivas estratégicas da região. Ou seja, com foco em pecuária, agricultura e outras atividades.
O projeto inclui salas de aula, auditório para 250 pessoas, barracão para treinamentos com máquinas de grande porte, cozinha industrial, biblioteca e sala multiuso. Além do poder público, a iniciativa conta com a parceria do Sindicato Rural de Água Boa.
Contribuição para o homem do campo
Conforme o prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz, a proposta amplia a capacidade de qualificação local. Por isso, tende a ganhar relevância com investimentos logísticos previstos para a região. “É um dia de grande alegria. Ficamos felizes com essa obra, que vai qualificar e ajudar muito os nossos produtores e o segmento do agro, que tem contribuído para o crescimento de Água Boa. Com a chegada da ferrovia, essa estrutura será muito importante para nós: treinamento, qualificação e uma grande parceria que o Senar já tem com o município”, disse.
A presidente da Câmara Municipal, Rejane Garcia, avaliou que a implantação do centro atende a uma demanda recorrente do município. Desse modo, deve contribuir para a formação de mão de obra voltada ao campo. “Esse é um anseio da população e também da gestão pública. Somos muito cobrados por isso. E hoje vimos um projeto apresentado com excelência. Estamos ansiosos por essa grande obra em Água Boa, que vem contribuir muito para o homem do campo”, afirmou.
Assim também participaram da agenda a primeira-dama de Água Boa e suplente de deputada federal, Juliana Souza, vereador Adelar Fusinato. Além do ex-prefeito Germano Zandoná, secretário de Obras e Planejamento, Carlos Trautmann e engenheiro Marcelo Alves.



