Com carga horária de 16 horas, o instrutor Renato Silveira de Andrade repassou as informações sobre a pecuária brasileira
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) e o Sindicato Rural de Nova Monte Verde encerraram uma turma do curso de Vacinação Contra Brucelose.
As aulas teóricas Vacinação Contra Brucelose ocorrerão no Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) e as aulas práticas na Fazenda Caruru, em Nova Monte Verde.
Com carga horária de 16 horas, o instrutor Renato Silveira de Andrade repassou contudo as informações sobre a pecuária brasileira. Bem como o bem-estar e sanidade animal; brucelose bovina; planejamento da vacinação; conservação e armazenamento; Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), entre outros.
Sendo assim, 13 participantes concluíram o curso que os habilita a aplicar a vacina contra brucelose.
Todavia, o presidente do Sindicato Rural de Nova Monte Verde, Edivar Alves Teixeira, destacou a importância de profissionais habilitados para exercer a função. “A vacinação contra brucelose é uma medida prioritária e obrigatória, para nós do Sindicato quanto mais profissionais capacitados e habilitados, dá ainda mais segurança para os produtores rurais”, disse o presidente.
Edivar Alves agradeceu ainda os parceiros Miguel Rech e Traute Rech da Fazenda Caruru, que cedeu a Fazenda para as aulas práticas.
Brucelose
Uma zoonose com potencial de transmissão entre animais e seres humanos, demanda atenção especial para sua prevenção. Essa medida prioritária é a vacinação obrigatória das fêmeas entre três e oito meses de idade. A não conformidade com essa exigência pode acarretar penalidades, incluindo autuações e a impossibilidade de emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal). Ressalta-se que apenas profissionais devidamente habilitados e registrados nos órgãos de defesa sanitária animal estaduais estão autorizados a realizar tal procedimento.