No momento, você está visualizando Senar-MT realiza cursos durante a 20ª Expo Cruz
A tradicional festa Expo Cruz, em sua 20ª edição, agitou a região de Santa Cruz do Xingu e contou com o apoio do Senar-MT

Senar-MT realiza cursos durante a 20ª Expo Cruz

A tradicional festa Expo Cruz, em sua 20ª edição, agitou a região de Santa Cruz do Xingu com o apoio do Senar-MT

Além de proporcionar diversão para todas as idades, 20ª Expo Cruz também levou conhecimento através das oficinas de Beneficiamento e Conservação de Peixes, Cortes e Desossa de Frango, Beneficiamento de Hambúrguer e Artesanato de Bainha de Facão e Cintos em Couro Bovino, com apoio do Senar-MT.

As oficinas fazem parte da programação do evento, sendo as de gênero alimentício, que necessitam de estrutura de cozinha equipada. Ou seja, aquelas realizadas no Núcleo Avançado de Capacitação (Nac) de Santa Cruz do Xingu nos dias 26 e 28 de junho. Já as oficinas de artesanato em couro bovino foram realizadas em um espaço dentro da feira de exposições agropecuárias no último dia de evento.

A supervisora Regional de Confresa, Daniela Fernanda, destaca que a realização dos cursos durante o evento é uma ótima oportunidade para difundir as ações do Senar-MT. Visto que é um evento com a presença maciça da classe produtora. “Sem contar que essas oficinas podem agregar valor na vida financeira e pessoal de cada participante”, disse a supervisora.

Durante a oficina ministrada pelo instrutor credenciado pelo Senar-MT, Maurinho Costa da Silva, os participantes puderam confeccionar utensílios para o trabalho em campo. “Saber produzir essas peças é importante, visto que nosso estado possui um rebanho imenso. E a maioria dos nossos municípios concentra-se no desenvolvimento da agricultura e também na criação de animais com a pecuária”, explica o instrutor.

O presidente do Sindicato Rural Jacinto Colombo, ressalta que incluir os cursos na programação do evento traz oportunidades para os moradores da região. Além de facilitar o acesso aos cursos para funcionários de fazendas e visitantes de outras localidades que participaram da Expo Cruz. “É uma boa oportunidade, inclusive temos pessoas que já fizeram o curso de artesanato em couro anteriormente e hoje têm uma segunda renda”, conta Jacinto.