A projeção está baseada na tabela de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP)
As altas temperaturas podem produzir uma sensação térmica nessas regiões que atingirá até 70°C durante esse período. A projeção está baseada na tabela de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).
A intensa onda de calor que atinge essas regiões revela temperaturas que, no cenário atual, ultrapassam aquelas registradas pelos termômetros.
Entenda sensação térmica acima dos 50ºC
Pode remeter a um sentimento individual e é sujeito a variações, mas, na realidade, ela pode ser calculada e medida.
De acordo com a especialista em clima da Tempo OK, Maria Clara Sassaki, a fórmula considera a temperatura e o nível de umidade relativa do ar. O ponto de encontro entre as duas medidas é esta sensação.
Em Porto Alegre, a previsão da Climatempo indica que a máxima pode alcançar 39°C, com picos de umidade do ar chegando a 95%. De acordo com o estudo, a capital gaúcha pode registrar a sensação de chocantes 70ºC.
Em São Paulo, a expectativa de recordes de calor na quinta-feira (13), com previsão para máximas entre 34°C e 35°C, indicam a possibilidade de sensação térmica acima dos 50ºC. Isso ocorre porque, com a expectativa de que a umidade do ar esteja em 85% em algum período desses dias, a sensação térmica pode chegar a 56ºC.
No Rio de Janeiro, a expectativa também é de altas temperaturas na quarta e quinta-feira, podendo chegar a 39°C. Em caso de combinação entre os fatores, a população carioca pode encarar sensação térmica de 66ºC.