Evite o nome no Serasa, aprenda a se organizar financeiramente e renegociar dívidas
Seja por condições financeiras ou esquecimento o importante é não deixar acumular, mas o que fazer com a conta atrasada? Veja 7 dicas do Serasa de como renegociar suas dívidas.
A vida do adulto não é fácil, ainda mais a financeira em meio a pagamentos de conta de luz, água e cartão de crédito, pode ser natural deixar alguma conta passar. Afinal, quem nunca esqueceu de pagar uma conta, não é mesmo? E o problema de se endividar é ficar com o nome sujo e não conseguir quitar todo o débito acumulado. Por isso, evite a bola de neve, seguindo cada uma das dicas a seguir.
1. Organização financeira
O primeiro passo é a organização. Antes de tudo, faça uma planilha ou anote em um caderninho todos os gastos para ter uma visibilidade maior do orçamento. Dessa forma, não deixe nenhum gasto sair do seu controle
2. Fluxo de caixa
Faça um fluxo de caixa com o dinheiro que entra por mês e separe por finalidade cada parte desse valor (contas fixas, lazer, educação etc.).
3. Corte no orçamento
Na falta de um fluxo de caixa consistente, avalie quais gastos podem ser cortados do orçamento. Pense em gastos não essenciais e que você muitas vezes faz no impulso, e evite-os para os próximos meses.
4. Prioridade
Organize as contas por prioridade. As que tiverem juros mais altos devem ser pagas primeiro.
5. Linhas de crédito
Após entender qual valor de que você poderá dispor mensalmente para pagar suas contas, então verifique nas instituições financeiras se você possui linhas de crédito com juros menores.
6. Acordo parcelado
No caso de acordo parcelado, lembre-se de pagar em dia todas as parcelas, para evitar que o nome fique sujo novamente. As parcelas podem ajudar a quitar, mas também trazem juros altos muitas das vezes.
7. Estratégia de negociação
Defina uma estratégia de negociação: Antes de fazer a negociação com o credor, pense nos argumentos que irá apresentar. E leve todos os documentos que vão comprovar sua capacidade de pagamento.