No momento, você está visualizando Serviço de Informações ao Cidadão retoma atendimento presencial
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) determinou a retomada da unidade física do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC)

Serviço de Informações ao Cidadão retoma atendimento presencial

Meta do Serviço de Informações ao Cidadão é conceder acesso a dados no momento do pedido

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), determinou a retomada da unidade física do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). Responsável por garantir transparência e acessibilidade aos assuntos relativos ao órgão público, a medida foi publicada no Diário Oficial da União.  

De acordo com a nova regra, “o SIC funcionará em unidade física, aberta ao público, de fácil acesso, com mecanismos de acessibilidade para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”. Nas unidades presenciais, o cidadão poderá buscar orientação sobre acesso a informações e tratar da tramitação de pedidos, além de protocolar documentos.

A Coordenação de Transparência e Acesso à Informação, vinculada à Assessoria Especial de Controle Interno do próprio órgão, será responsável pelo serviço. Entre as atribuições da unidade física do SIC estão: conceder o acesso à informação no momento da solicitação, sempre que possível; redirecionar a demanda que não seja de competência do MDHC; informar as formas de pedir acesso à informação, cadastrar as demandas no Sistema Eletrônico de Informações; orientar de forma acessível e inclusiva e buscar melhoria na transparência ativa.

Pedidos de informações

Desde o governo anterior, os pedidos de informações públicas para os órgãos e entidades do Poder Executivo federal só eram possíveis por meio da internet, através da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR), coordenada pela Ouvidoria-Geral da Controladoria-Geral da União (CGU).

Esse canal continuará ativo para esses serviços e outros pedidos de informação, como abertura de dados governamentais, desclassificação. Assim como a reclassificação de informações em relação ao sigilo, fazer reclamações sobre omissão e dar entrada em recursos de indeferimento de pedido.

De acordo com o MDHC, já retomaram o atendimento presencial na sede do órgão, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Até a publicação desta matéria, a assessoria do ministério não informou a disponibilização dos serviços em outras cidades.

Fonte: Agência Brasil