Você está visualizando atualmente Servidora de MT integra lista da Forbes das 50 mulheres do Agro do Brasil para o Mundo
Servidora da Sedec-MT, Ariana Guedes de Oliveira, integra a lista das 50 Mulheres que levam o Agro do Brasil para o Mundo, da revista Forbes - Foto: Arquivo Pessoal/Secom-MT

Servidora de MT integra lista da Forbes das 50 mulheres do Agro do Brasil para o Mundo

Desde 2019, Ariana mora na China e atua na promoção econômica do Estado no maior mercado comprador da produção agrícola brasileira

A servidora da Sedec-MT, Ariana Guedes de Oliveira, integra a lista das 50 Mulheres que levam o Agro do Brasil para o Mundo, da revista Forbes.

A lista foi publicada nesta terça-feira (15), em alusão ao Dia Internacional da Mulher Rural, data criada em 2007 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A data precede o Dia Mundial da Alimentação celebrada nesta quarta-feira (16).

Servidora de carreira no Governo de Mato Grosso há 16 anos, Ariana se destaca entre as mulheres que contribuem na produção de alimentos e em cadeias agrícolas sustentáveis. Ela é a única servidora estadual a compor o rol das 50 mulheres apontadas pela Forbes. Está ao lado dela, na lista, empresárias, ativistas, executivas e adidos agrícolas, por exemplo.

Desde 2019, Ariana atua em Pequim como assessora internacional e trabalha na relação comercial entre o Estado e a China. Ou seja, o maior comprador de produtos agrícolas do Brasil e cerca de 70% da soja produzida em Mato Grosso.

Mato Grosso é o campeão na produção de soja, milho, algodão e carne bovina.

Segundo Ariana, estar mais próximo de um dos maiores mercados consumidores do mundo foi uma questão estratégica.

Assim, a servidora relata que um dos primeiros resultados da relação comercial se deu em 2020. Neste ano, o Governo de Mato Grosso conseguiu fazer compras internacionais de insumos para combater o vírus da covid. Ariana foi a ponte com os fornecedores para que ocorressem as importações.

Empresários indianos passaram a vir a Mato Grosso em busca de oportunidades de comprar feijões e o gergelim

Desde o início do trabalho, várias missões de empresários chineses vieram a Mato Grosso com interesse em investir. Por meio da servidora, o Governo do Estado está presente em feiras, exposições, vitrines tecnológicas e criou relacionamento com agências, ONGs, entidades e com o governo chinês, além de empresas chinesas em várias regiões como Macau, Hong Kong e mapeando toda a China continental.

Na missão à Ásia, em novembro de 2023, Ariana colocou a Índia na rota de Mato Grosso e o governador Mauro Mendes participou de um evento de negócios que surtiu resultados. Empresários indianos, portanto, passaram a vir a Mato Grosso em busca de oportunidades de comprar feijões e o gergelim. A maioria dos indianos são vegetarianos, e Mato Grosso é o maior produtor de gergelim do Brasil