Sesc Arsenal recebe a artesã Avanira de Jesus
O Sesc Arsenal recebe, neste sábado (21), a artesã chapadense Avanira de Jesus, que irá expor seus trabalhos com enfoque em costura criativa, crochê, pintura em tecido e bordados manuais. A ação ocorre a partir das 7h30, e faz parte do projeto Conhecendo o Artesão, promovido pelo Sesc-MT, no intuito de aproximar os artesãos e suas artes do público em geral. Os visitantes também podem aproveitar o Café no Jardim, oferecido todos os sábados pela manhã, na unidade.
Na casa dos 60 anos, a artesã e professora aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Avanira de Jesus, encontrou no artesanato um novo caminho de expressão e satisfação pessoal após a aposentadoria. “Sou mãe solo de três filhos e avó de cinco netos e, aprendi por meio deles a importância da resiliência e da transformação feminina”, ressaltou.
Avanira conta que trabalhou como professora especialista em Educação na UFMT, onde desenvolveu projetos acadêmicos que permitiram vivenciar o impacto transformador da educação no indivíduo. E, atualmente, como artesã, pode levar todo esse conhecimento para fora dos bancos acadêmicos.
“Desenvolvo meu trabalho em feiras, exposições e eventos em âmbitos federal, municipal e internacional, principalmente nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Com enfoque em costura criativa, crochê, pintura em tecido e bordados manuais, descobri uma vasta capacidade criativa e me tornei autodidata em diversas técnicas”, conclui.
Atualmente, Avanira reside em Chapada dos Guimarães, onde mantem seu ateliê, dedicando-se à produção artesanal que traz tanto prazer e realização a ela.
Café no Jardim
Todos os sábados, das 7h30 às 10h30, acontece o Café no Jardim, com uma variedade de opções individuais e combos especiais, tudo por um preço acessível. O cardápio foi pensado para resgatar memórias afetivas por meio da culinária, e a população cuiabana poderá saborear quitutes regionais e criar momentos especiais. As crianças poderão aproveitar o playground infantil e o “Brincando no Café”, com recreações diversas com os instrutores do Sesc Arsenal.
Projeto “Conhecendo o Artesão”
O projeto Conhecendo o Artesão se tornou uma vitrine viva da identidade cultural mato-grossense. Além disso, vai muito além de uma simples exposição de produtos. Do mesmo modo, busca criar uma ponte humanizada entre quem faz e quem consome. Assim, permite que o público compreenda o valor imaterial em cada peça artesanal.
Realizado duas vezes por mês, o projeto transforma o pátio da unidade em ambiente de troca.
Ao integrar a programação do Café no Jardim, o “Conhecendo o Artesão” democratiza o acesso à arte. Ademais, fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade. Por outro lado, para o artista representa oportunidade de reconhecimento e escoamento de produção. Dessa forma, para o público oferece experiência sensorial e educativa. Em outras palavras, revela a riqueza das mãos que moldam o barro, entalham o tronco ou trançam a fibra. Por fim, mantém viva a alma do Cerrado e do Pantanal.
Serviço:
Projeto “Conhecendo o Artesão” – Artesã Avanira de Jesus
Quando: 21 de fevereiro (sábado)
Horário: a partir das 7h30
Onde: Área de alimentação do Sesc Arsenal
Endereço: Rua 13 de junho, nº 1.435, Centro Sul – Cuiabá
Gratuito
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral em Mato Grosso.
Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior. O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sob o comando de José Roberto Tadros.



