Mostra exposição “Imaginando a Encantaria” do artista Waldeir Brito e a produção foi realizada durante uma pesquisa de campo em São Luís do Maranhão
A Galeria de Artes do Sesc Arsenal recebe, no dia 12 de setembro, a partir das 19h, a exposição “Imaginando a Encantaria”, do artista Waldeir Brito. A mostra convida o público a explorar narrativas visuais inspiradas nas tradições do Maranhão, especialmente nas religiões Tambor de Mina, Terecô e Cura (pajelança). O fio condutor da exposição é o personagem Andarilho. Aliás, responsável por costurar cada obra e conduzir o visitante a uma jornada por um universo fantástico povoado por encantados.
De acordo com Waldeir Brito, “Imaginando a Encantaria” nasceu a partir da revista homônima lançada em 2023. Esta, produzida por meio de financiamento coletivo durante sua pesquisa de campo para o Trabalho de Conclusão de Curso. Em seu processo criativo, o artista retratou encantados da Família de Légua, na cidade de São Luís do Maranhão. Dessa forma, dtacando as manifestações culturais como fontes vivas de inspiração.
A exposição ficará aberta até 17 de outubro, com visitação gratuita de terça-feira a sábado, das 14h às 21h30 (exceto quintas-feiras), e aos domingos, das 15h às 20h30. A iniciativa integra a programação do projeto Sesc Amazônia das Artes.
Sesc Amazônia das Artes
O Sesc Arsenal promove de 23 a 28 de setembro, apresentações de dança, teatro, artes visuais, cinema e música. A programação faz parte do projeto Sesc Amazônia das Artes. Sendo assim, tem como objetivo valorizar as múltiplas potencialidades e manifestações culturais da região amazônica, promovendo intercâmbio entre os estados participantes.