Plataforma online de transporte de cargas, frete do agronegócio brasileiro, divulgou os dados
O setor de fretes rodoviários do agronegócio brasileiro alcançou um crescimento notável durante o último trimestre de 2023. Este crescimento significativo, que atingiu 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior, evidencia a vitalidade e a dinâmica desse segmento fundamental para a economia nacional.
De acordo com os números apresentados, o agronegócio representou cerca de 34% dos fretes publicados na plataforma, com produtos como soja, milho e fertilizantes liderando o movimento. O transporte de soja, por exemplo, registrou um aumento de 132%, alcançando mais de 139 mil fretes apenas no último trimestre de 2023. Da mesma forma, o milho viu um crescimento de cerca de 22%, com 151 mil fretes registrados no período analisado. Os fertilizantes também contribuíram para esse cenário positivo, com um aumento de 22,2% no volume de fretes.
Esse incremento expressivo nos transportes está diretamente ligado às safras recordes de soja e milho que o país testemunhou durante o ciclo 2022/2023. Especialistas destacam o papel fundamental desses produtos no panorama agrícola nacional e sua contribuição para o fortalecimento do setor.
A distribuição geográfica desses fretes também revelou insights interessantes. O Estado do Paraná, por exemplo, emergiu como um protagonista nesse cenário, apresentando um crescimento impressionante de 414% nos fretes de soja. Outros estados que se destacaram foram Goiás, com um aumento de 192%, e Mato Grosso, que registrou um crescimento de 139%.
A logística desempenha um papel importantíssimo
A especialista em logística internacional e diretora da Accrom, Cristiane Fais diz que esse crescimento é reflexo não apenas da produtividade agrícola, mas também da eficiência logística do país. “O aumento nos transportes de produtos agrícolas é um indicador do dinamismo e da competitividade do agronegócio brasileiro. A logística desempenha um papel crucial nesse processo. A Agrishow é um exemplo vivo do valor agregado, onde podemos levar desde commodities à produtos manufaturados para todo o mundo”, finaliza Fais.