Você está visualizando atualmente Sindicato Rural de Juscimeira amplia atuação com flexibilização sanitária
O Sindicato Rural de Juscimeira tem voltado a ativa integralmente após dois anos parado por conta da pandemia

Sindicato Rural de Juscimeira amplia atuação com flexibilização sanitária

O Sindicato Rural de Juscimeira quer explorar ao máximo seu potencial no ecoturismo

O Sindicato Rural de Juscimeira está investindo em treinamentos voltados ao setor de turismo e na expansão das propriedades atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

A expectativa é que neste terceiro ano de funcionamento, a instituição oferte;  em parceria com o Senar-MT, 90 ações educacionais e disponibilize mais três frentes de ATeG.

Atualmente, Juscimeira conta com duas frentes em funcionamento: bovinocultura de leite e bovinocultura de corte. Estão em fase de planejamento duas em fruticultura e a segunda em bovinocultura de corte. “Começamos a rodar no ano passado e agora queremos aumentar o número de produtores atendidos”, destaca então o presidente do Sindicato Rural de Juscimeira, Dolor Vilela.

Além da assistência técnica, também estão disponíveis capacitações aos moradores das mais de 10 comunidades/ distritos atendidos pelo Sindicato de Juscimeira. De acordo com o presidente, apesar do Sindicato ser novo, a demanda por cursos é alta.

“Temos um potencial de ecoturismo muito grande e consequentemente a procura por capacitação na área. Em algumas comunidades já realizamos cursos de cadeia produtiva de turismo que consiste em cinco treinamentos sequenciais sobre o tema”, destaca.

Segundo ele, com a redução dos casos de Covid-19 e a flexibilização das restrições sanitárias, espera-se que em 2022, o Sindicato então atue com força total. “Neste ano, já ofertamos Mutirão Rural, Cine Senar e Mulheres em Campo. Estivemos parados em dois dos três anos de funcionamento, por conta dos cuidados sanitários. Com a diminuição dos casos de Covid-19, enfim estamos ampliando a nossa atuação”.

Programação

Para o mês de maio estão previstos treinamentos das Normas Regulamentadoras (NR) 33 e – espaço confinado e NR 35 – trabalho em altura. Em junho deverão ocorrer uma série de oficinas de beneficiamento do leite. As oficinas possuem carga horária de apenas quatro horas e então ensinarão a produzir queijo minas frescal e queijo mussarela trança e nozinho.

Ao mesmo tempo, para junho estão programados cursos de inclusão digital rural, níveis básico e intermediário. Neles, os participantes que não são familiarizados com computadores, podem aprender noções de informática, então nos mais diferentes níveis de aprendizagem. “Iremos fazer uma reorganização do Plano Anual de Trabalho para inserir as novas demandas que surgiram e esperamos alcançar 90 capacitações neste ano”, destaca.

 

Fonte: Senar MT