Aula de Siriri realizará no jardim da unidade, de forma gratuita e aberta a todas as idades
O Sesc Arsenal promove neste sábado (2), a Oficina de Dança Siriri: Ritmo e Identidade. O evento acontece às 18h, no Jardim do Sesc Arsenal, voltado para pessoas de todas as idades.
A atividade é gratuita, e os interessados devem realizar a inscrição previamente por meio do link bit.ly/siririarsenal. Alias, são vagas limitadas.
Ministrada pela Cia de Dança Rodinei Barbosa, a oficina tem como objetivo colocar à disposição dos participantes todo conhecimento das tradições da cultura popular, para que estes possam ter acesso e participar da sua difusão.
O Siriri é uma manifestação tradicional da cultura popular mato-grossense, especialmente, presente na Baixada Cuiabana. Com influências indígenas, africanas e europeias, a dança marcada por toadas simples, coreografias em pares e o uso de instrumentos típicos como a viola de cocho, ganzá e tambor.
Dançado em festas religiosas e eventos comunitários, o siriri expressa o cotidiano, a fé e os costumes locais. Reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso, a dança se mantém viva por grupos folclóricos e comunidades que transmitem a prática de geração em geração. Mais do que uma dança, é símbolo, portanto, da identidade e resistência cultural do povo cuiabano.
A iniciativa, portanto, reforça o compromisso do Sesc-MT em promover atividades culturais e de lazer que valorizam a cultura popular brasileira. Dessa maneira, proporciona momentos de aprendizado, integração e diversão para o público, de maneira acessível e leve.
Serviço
O quê: Oficina de Dança “Siriri: Ritmo e Identidade”
Data: dia 2, sábado
Horário: 18h às 19h
Local: Jardim do Sesc Arsenal