Geração skincare: Especialistas alertam para os riscos dermatológicos e emocionais dessa tendência precoce
Com o avanço da indústria cosmética, a geração Alpha – conhecida por englobar aqueles nascidos entre 2010 e 2025 – tem se afastado cada vez mais dos brinquedos tradicionais, para se aproximar de diferentes itens de beleza, como maquiagem e produtos de skincare, especialmente as meninas.
Dados recentes da The Benchmarking Company, apontam que 69% das meninas e 50% dos meninos, demonstram forte interesse por artigos deste do universo beauty antes mesmo dos 10 anos. Os números reforçam o poder da hiperconectividade atrelada a curiosidade, independência na tomada de decisões e as mudanças nas preferências de consumo nessa faixa etária.
O estudo ainda mostra a influência das redes sociais neste cenário: 84% das crianças assistem a vídeos de influenciadores. 79% procuram por resenhas de produtos e 75% acompanham tutoriais de cuidados com a pele e cabelo. A mesma porcentagem também pediu aos pais que comprem um produto que viram nas plataformas.
Muitos desses influenciadoras são, inclusive, integrantes da geração Alpha.
Normalmente, esse público mais “infantil” pede por produtos contendo ingredientes como vitamina C, ácido hialurônico, ácido salicílico e retinóides. “Muitas vezes, retinoides, ácidos e antioxidantes estão presentes em altas concentrações nesses produtos, podendo machucar, queimar, fotossensibilizar a pele, provocando manchas e dermatites. Esses pacientes também podem formar erupções acneiformes e alergias; há também um processo de mudança da microflora cutânea. Com hipersensibilização, predispondo a problemas futuros”, pontua especialista.
Pontos de atenção
Indo além das preocupações dermatológicas, há ainda questões emocionais que podem ser afetadas, como é o caso da dismorfofobia.
Nesse cenário, é essencial que pais e responsáveis monitorem o uso de produtos de beleza pelas crianças, incentivando práticas de autocuidado adequadas à idade e a relação saudável com a própria imagem.
Enquanto na adolescência, além do sabonete neutro e do fotoprotetor, é possível adicionar uma solução de limpeza ou uma solução micelar. Para fazer a complementação dessa higiene, e um hidratante seroso, aquoso, leve, rico em substâncias que segurem água na pele.