No momento, você está visualizando O celular que vira tablet; Samsung apresenta o ousado Galaxy Z TriFold
Conheça o smartphone dobrável com três partes de tela da Samsung, que chega ao mercado como rival do Huawei Mate XT Foto: Divulgação/Samsung

O celular que vira tablet; Samsung apresenta o ousado Galaxy Z TriFold

O smartphone dobrável com três partes de tela da Samsung

Samsung anunciou o Galaxy Z TriFold, seu primeiro smartphone dobrável com três partes de tela, que se desdobra para revelar um display interno de dez polegadas. O lançamento inicial, na Coreia do Sul, está marcado para 12 de dezembro de 2025.

O aparelho da Samsung chega ao segmento de smartphone dobrável em três partes como rival do Huawei Mate XT. E a Samsung posiciona o TriFold como um celular que equilibra portabilidade, desempenho premium e produtividade.

Até a publicação desta matéria, a Samsung tinha divulgado o preço do novo smartphone apenas na Coreia do Sul: 3.594.000 won (cerca de R$ 13.128 em conversão direta).

Galaxy Z TriFold é tão portátil quanto durável, diz a Samsung

O TriFold possui duas dobradiças e se desdobra duas vezes, o que o difere de modelos dobráveis anteriores. O design é de dobra interna, que protege a tela principal.

O mecanismo foi projetado com um alarme automático que alerta o usuário sobre dobras incorretas por meio de uma série de avisos na tela e vibrações.

A tela principal mede dez polegadas e utiliza painel Dynamic AMOLED 2X LTPO com HDR, resolução de 2.160 x 1.584 pixels (QXGA+) e taxa de atualização adaptável de 1 a 120 Hz (frames por segundo).

O brilho máximo chega a 1.600 nits. Além disso, oferece 100% de volume de cor móvel na gama DCI-P3. Em primeiro lugar, a tela externa tem 6,5 polegadas. Do mesmo modo, resolução FHD+ de 2.520 x 1.080 pixels. Por fim, proporção 21:9 e brilho máximo de 2.600 nits. Com proteção Gorilla Glass Ceramic 2.​

As dobradiças do Galaxy Z TriFold aprimoram a Armor FlexHinge. Principalmente, para design triplo. A estrutura utiliza duas dobradiças de tamanhos diferentes. Juntamente com estrutura de trilho duplo. Feita em titânio e Advanced Armor Aluminum.​

A Samsung afirma que o display principal passa por teste de 200 mil ciclos. Ou seja, dobrar 100 vezes por dia durante cinco anos.​

A tela tem camada reforçada sobre absorção de impacto. Dessa forma, maior resistência à dobra dupla. Além disso, o painel traseiro usa polímero reforçado com fibra de vidro cerâmico.​

O TriFold tem 3,9 mm de espessura aberto. Em seguida, 12,9 mm fechado. Pesando 309 gramas. A certificação IP48 garante resistência à submersão. Até um metro e meio por 30 minutos. Com proteção limitada contra poeira e areia. Vantagem sobre Huawei Mate XT.

IA e desempenho no novo celular dobrável triplo da Samsung

O Galaxy Z TriFold é equipado com o processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy e 16 GB de RAM, com versões de 512 GB ou 1 TB de armazenamento interno.

Embora seja uma geração anterior ao Snapdragon 8 Elite Gen 5 mais recente, a plataforma é considerada suficiente para rodar qualquer aplicativo Android do momento.

O sistema operacional é o Android 16. Além disso, usa interface One UI 8. Em primeiro lugar, permite executar três aplicativos em tamanho real. Do mesmo modo, posicionados lado a lado no modo retrato.​

O TriFold traz, também, o recurso “DeX autônomo”. Ou seja, Samsung DeX independente. Por fim, projeta interface de desktop diretamente na tela do aparelho. Sem monitor externo. O DeX autônomo permite até quatro espaços de trabalho, cada um capaz de executar cinco aplicativos simultaneamente.

Recursos do Galaxy AI, como Assistente de Fotos, Edição Generativa e Gemini Live, são otimizados para a tela grande, com o Gemini Live aprimorado com IA multimodal (que entende texto, imagem, áudio).

Em relação a câmeras, o Galaxy Z TriFold tem:

  • Câmera principal traseira de 200 MP com f/1.7 e estabilização óptica de imagem (OIS);
  • Câmera ultrawide de 12 MP (campo de visão de 120 graus);
  • Câmera teleobjetiva de 10 MP, com zoom óptico de 3x e digital de 30x;
  • Duas câmeras frontais de 10 MP (f/2.2), uma na tela externa e outra no display flexível.

Por fim, a bateria de 5.600 mAh é a maior que a Samsung já colocou num Galaxy Z. Assim, ela aguenta carregamento com cabo de 45 W (Super-Rápido 2.0), que carrega até 50% em cerca de 30 minutos. E carregamento sem fio de 15 W. 

Fonte: Olhar Digital