Você está visualizando atualmente Sinop promove campanha sobre hanseníase durante mês do Janeiro Roxo
A Prefeitura de Sinop promove a campanha Janeiro Roxo, com objetivo de ampliar a avaliação clínica para os casos suspeitos de hanseníase

Sinop promove campanha sobre hanseníase durante mês do Janeiro Roxo

Profissionais de saúde recebem qualificação em educação permanente em campanha Janeiro Roxo sobre a hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop está promovendo uma capacitação ao longo do mês de Janeiro Roxo, com o objetivo de ampliar a oferta de avaliação clínica para casos suspeitos de hanseníase. Durante este período, profissionais de saúde recebem qualificação em educação permanente, abrangendo todos os aspectos relacionados à doença.

O coordenador do Centro de Hanseníase e Tuberculose, Márcio Henrique de Souza, destaca a importância da atualização constante para garantir que os profissionais estejam sensibilizados e atualizados em relação à doença.

“A detecção precoce é crucial para proporcionar tratamento oportuno, assim, reduz as chances de desenvolvimento de sequelas e quebrar a cadeia de transmissão”.

A capacitação deste ano tem como público-alvo médicos recém-empossados, bem como o contratados do programa Mais Médicos e estudantes internos. Gabriel Assunção, estudante do último semestre de medicina, enfatiza a relevância dessa formação para diagnosticar e identificar a hanseníase, uma doença incidente na região.

“Esse tipo de capacitação e atualização para os profissionais, tanto para a gente como interno de medicina, quanto para os médicos, é muito importante. Ou seja, isso nos mantém atualizados para diagnosticar e identificar essa patologia tão comum na nossa região”, enfatizou o estudante.

Além das atividades educacionais, a SMS informa que estão sendo realizados mutirões de atendimentos agendados. No próximo sábado (20), haverá atendimento das 7h às 17h na UBS José Ramos Pereira e no Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose. Enquanto que no dia 27, o mutirão ocorrerá na UBS Boa Esperança.

O público-alvo dessas ações são os contatos de pacientes já diagnosticados. Interessados devem procurar as unidades onde acontecerão os mutirões para agendamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h30.

Hanseníase

A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos.