Este é o segundo ano consecutivo em que o mamaço virtual ocorreu de forma digital em virtude da pandemia de covid-19 e propõe discutir o aleitamento materno
O mamaço virtual aconteceu ontem (25). O evento ocorre anualmente pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Assim, a mobilização tem como objetivo chamar a atenção para a importância do aleitamento materno e ocorreu em uma plataforma digital, o Facebook.
A iniciativa contará com um debate sobre o aleitamento materno com integrantes da SBP e jornalistas. Isto é, a editora-chefe da revista Crescer, Ana Paula Pontes, e a repórter e colunista da Globo News Andréia Sadi. Dessa maneira, o evento ocorreu pelo canal no Facebook da Revista Crescer.
Mamaço virtual
No debate, então, os profissionais discutirão a situação do aleitamento materno, apresentarão recomendações e trocarão experiências relacionadas a essa prática e sobre os obstáculos para efetivá-la como direito pleno.
O mamaço é uma mobilização que ocorre há dez anos. Acima de tudo, a ação coloca em debate o direito das mulheres de amamentar em qualquer lugar. E, dessa maneira, questionar resistências a essa prática, tão necessária para a adequada nutrição dos bebês.
Portanto, este é o segundo ano consecutivo em que o mamaço ocorreu de forma digital em virtude da pandemia de covid-19.
Importância
Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno pode reduzir, dessa forma, em até 13% as taxas de mortalidade infantil nos primeiros 5 anos da criança. Assim, entre 1986 e 2020, o percentual de crianças que receberam aleitamento materno exclusivo durante o primeiro ano de vida passou de 30% para 53,1%.
Em suma, de acordo com dados da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), 40% das crianças têm aleitamento materno no mundo. Entretanto, na América Latina, menos da metade das crianças mamam na primeira hora de vida.
Veja as principais posições e orientações para uma boa mamada:
Sentada
- É a posição mais tradicional, na qual a mulher carrega seu bebê no colo.
- A mão que estiver livre oferece a mama.
- O bebê deve ser posicionado de lado, olhando para a mama (barriga do bebê junto ao corpo da mãe).
Invertida
- É indicada para bebês pequenos e para mulheres com mamas grandes.
- Pode ser usado um travesseiro para apoio.
- Segure o bebê em posição invertida, posicionando os pezinhos dele em direção à cabeceira da cama ou sofá.
Cavalinho
- É adequada para mulheres com mamas grandes e com grande fluxo de leite.
- Evita que o bebê engasgue.
- Apoie a cabeça do bebê com uma mão; com a mão livre, posicione a mama para ele.
Ft: agenciabrasil