No momento, você está visualizando Soja brasileira sinaliza 15º avanço consecutivo do setor
A soja deve avançar sobre áreas de cana-de-açúcar na região central

Soja brasileira sinaliza 15º avanço consecutivo do setor

Passou de 39,05 milhões de hectares para 40,57; a soja deve avançar sobre áreas de cana-de-açúcar na região central

A produção de soja apresenta um aumento pelo 15º ano consecutivo. Passou de 39,05 milhões de hectares na temporada 2020/21 para 40,57, aumento de quatro por cento. Os dados são um resultado de um levantamento de intenção de plantio da Consultoria DATAGRO.

“Importante ressaltar que qualquer reação mais brusca das cotações pode trazer alteração nessa proporção de aumento. Há predisposição dos produtores em direção à soja”, ressalta Flávio Roberto de França Junior, coordenador de grãos da DATAGRO.

Produção potencial de soja é de 144,06 milhões de toneladas

A princípio, a produção potencial é de 144,06 milhões de toneladas. Em caso de confirmação, esse volume médio seria cinco por cento superior aos 136,96 milhões de toneladas da safra recorde colhida neste ano.

De acordo com o levantamento feito com os sojicultores, o aumento de área deve acontecer em todo o Brasil. Mas, no entanto, de forma mais intensa nos estados da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A soja deve avançar sobre áreas de cana-de-açúcar na região central, sobre áreas de pastagens em todo o País e áreas de abertura de Cerrado, notadamente na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Milho

Ainda de acordo com a análise da DATAGRO, a área de milho na safra de verão deve subir no Brasil, depois do leve aumento já ocorrido neste ano. Assim, a área total da primeira safra deverá atingir 4,56 milhões na nova temporada. Quatro por cento superior aos 4,40 milhões colhidos na safra atual.

Considerando a hipótese de normalidade climática e com utilização de elevado padrão tecnológico, a primeira safra de milho tem potencial de produção de mais de 28 milhões de toneladas. Ou seja, 16% superior aos 24,91 milhões  de toneladas da prejudicada safra 2020/21.

Tendência inicial também indica forte elevação na área

Já para a safra de inverno 2022, embora com números muito preliminares, a tendência inicial também indica forte elevação na área. No total do País, a projeção em termos de área é de 16,37 mi de ha, 5% superior aos 15,59 mi de ha deste ano. Desse modo, considerando clima regular, a previsão de produção da 2ª safra é de 90,84 milhões de toneladas, 45% acima dos 62,74 milhões de toneladas da fortemente quebrada safra atual.

No total das duas safras, o Brasil tem previsão de área para 2021/22 de 20,94 mi de ha, 5% acima dos 19,99 mi de ha recordes deste ano, e produção potencial de 119,68 mi de t, 37% superior aos 87,65 mi de t da revisada safra atual.

Ft: noticiasagricolas