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Especialistas consideram que o espectador brasileiro é receptível ao modelo de streaming gratuito, com anunciantes durante o conteúdo.

Streaming gratuito já atrai os primeiros anunciantes no Brasil

Gigantes americanas ainda se preparam para o modelo de negócio de streaming gratuito

Já não se poder negar. Serviço de streaming gratuito, que se financia apenas com uso de anunciantes, está galgando cada vez mais seu espaço no Brasil.

Muito antes da chegada das versões de assinatura com veiculação de anúncios de Netflix e Disney+, a publicidade dentro do streaming já se transformou em uma realidade em algumas plataformas de exibição de conteúdo online.

As gigantes americanas ainda se preparam para tal modelo de negócio. Enquanto no Brasil, serviços gratuitos de vídeo on demand e aparelhos de TV conectados vão ganhando mais espaço nos investimentos publicitários das marcas.

Nomes como Pluto TV, VIX TV e +Favela TV e os sistemas de TV conectadas como da Samsung Ads e LG Channel atraem usuários. Seja com conteúdos gratuitos ou publicidade nos intervalos da programação. Para especialistas, o espectador brasileiro é receptível ao modelo, o que portanto deve impulsionar os negócios de streamings e anunciantes.

Brasileiro é adepto do streaming, seja ele pago ou gratuito

Dados da empresa de venda de anúncios Magnite, mostram que 75% dos brasileiros utilizam algum serviço de streaming, seja de assinatura paga, ou versões gratuitas. O levantamento ainda aponta que 79% destes usuários aceitariam mudar de modelo para utilizar um serviço com presença de anunciantes.

O líder da Magnite na América Latina, Rafael Pallarés, explica que, de modo geral, as marcas têm utilizado os espaços de streamings gratuitos e TVs conectadas como uma extensão da televisão tradicional, expandindo o alcance da sua mensagem. Porém, com um investimento bem menor do que o exigido pela TV linear.

“A penetração desses serviços já é muito grande no Brasil, e deve crescer ainda mais”, afirma Pallarés.

Em um cenário em que conhecer os clientes é fundamental para a estratégia das empresas, um dos diferenciais das plataformas que aderiram aos anúncios é sua base de dados de usuários, algo que vem atraindo marcas e agências na hora de segmentar as ações.

A agência VMLY&R, por exemplo, já usou o espaço de canais de filme da Pluto TV para divulgar o filme Jurassic World Domínio. A peça, de 30 segundos da Universal Film, foi veiculada nos intervalos do canal e direcionada para o público que mais acessa conteúdos de ação e aventura.