Você está visualizando atualmente Substância cancerígena é encontrada em produtos de skincare; entenda
Laboratório americano detectou altos níveis de benzeno, substância cancerígena, em alguns tratamentos de skincare

Substância cancerígena é encontrada em produtos de skincare; entenda

Laboratório americano detectou altos níveis de benzeno, substância cancerígena, em alguns tratamentos para acne de marcas famosas

O laboratório independente dos Estados Unidos Valisure encontrou altos níveis de benzeno, substância cancerígena, em alguns tratamentos de skincare voltados para acne de marcas como Clinique, da Estee Lauder, Up & Up, da Target, e Clearasil, da Reckitt Benckiser.

De acordo com o Valisure, detectaram o cancerígeno também no Proactiv, no PanOxyl, no sabonete contra acne da Walgreens e no creme de acne Equate Beauty, do Walmart, entre outros produtos.

A substância foi encontrada em produtos de cuidado diário com a pele

Já havia identificada a substância em outros itens como filtros solares, desinfetantes para a mão e shampoos secos de empresas como Procter & Gamble e Johnson & Johnson. Porém, a concentração nos tratamentos de acne é 800 vezes superior ao limite da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos.

“O benzeno que encontramos em filtros solares e outros produtos de consumo eram impurezas que vieram de ingredientes contaminados. No entanto, o benzeno em produtos à base de peróxido de benzoíla estão vindo do próprio peróxido de benzoíla”, disse o co-fundador e presidente do Valisure, David Light.

Após a detecção do excesso de benzeno, o Valisure entrou com uma petição na FDA, pedindo que o órgão regulador faça um recall dos produtos. Dessa maneira, conduziram uma investigação para revisar orientações à indústria, como geralmente fazem em situações similares. A FDA, contudo, ainda não respondeu à petição.

Marcas

Em comunicado enviado à agência de notícias Reuters, a Reckitt afirmou que as conclusões “refletem cenários irrealistas e não condições do mundo real”. Além disso, acrescentou que todos os produtos Clearasil são seguros “quando utilizados e armazenados de acordo com as instruções de seus rótulos”.

A Estee Lauder disse que o Clinique usa peróxido de benzoíla em um item, que “é seguro para uso como pretendido”. Target e Walmart não responderam aos pedidos da agência.