Ferramenta de IA oferece apoio a países com infraestrutura limitada, desenvolvendo planos eficazes contra superbactérias
A resistência de superbactérias antimicrobiana (chamada RAM, ou, na sigla em inglês, AMR), ocorre quando microrganismos (como bactérias) se tornam imunes aos antibióticos, tornando o tratamento de infecções graves ainda mais difícil.
A RAM é um risco crescente, especialmente em países de baixa e média renda, onde a disseminação de resíduos e a qualidade da água são problemáticas.
Em 2015, a OMS lançou um Plano de Ação Global para combater a RAM, e 194 países se comprometeram a desenvolver planos nacionais. No entanto, a falta de infraestrutura, financiamento e dados dificulta a implementação eficaz dessas políticas.
Solução em IA para combater a resistência antimicrobiana
- Para ajudar, contudo, uma equipe internacional de pesquisadores criou a AMR-Policy GPT, uma ferramenta de IA que compila informações sobre políticas de RAM de 146 países.
- O objetivo é preencher lacunas no desenvolvimento de Planos de Ação Nacionais (NAPs).
- A ferramenta funciona de maneira semelhante ao ChatGPT, mas com foco em informações atualizadas e contextualmente relevantes sobre RAM.
A ferramenta será atualizada continuamente para garantir a precisão das informações. No futuro, os pesquisadores planejam expandir a AMR-Policy GPT, integrando ainda mais conhecimentos científicos e políticas para otimizar o combate à resistência antimicrobiana.
A pesquisa sobre superbactérias está publicada no periódico Environmental Science & Technology.