No momento, você está visualizando Técnica inovadora de transplante de pulmão é usada pela primeira vez no Reino Unido
Um paciente passou por um transplante duplo de pulmão usando uma nova técnica que promete revolucionar a medicina - Foto: Divulgação/Royal Papworth Hospital NHS Foundation Trust

Técnica inovadora de transplante de pulmão é usada pela primeira vez no Reino Unido

Um paciente passou por um transplante duplo de pulmão usando uma nova técnica que promete revolucionar a medicina. O método consiste em “recondicionar” os órgãos, reduzindo os riscos relacionados ao procedimento.

Daniel Evans-Smith, de 49 anos, se submeteu ao transplante no Royal Papworth Hospital NHS Foundation Trust, em Cambridge, no Reino Unido. Conforme os médicos, ele não sobreviveria por muito tempo se não passasse pelo procedimento.

Procedimento permite avaliar o funcionamento dos pulmões

A técnica chamada de perfusão pulmonar ex vivo (EVLP) e permite avaliar que os pulmões do doador em um circuito fechado fora do corpo. Aliás, a terapia considerada inovadora pela primeira vez utilizada no Reino Unido.

Uma vez removidos do doador, colocam os pulmões em um recipiente com gelo. Quando chegam ao hospital para o transplante, são colocados em uma máquina que recria as condições do corpo humano, fazendo com que os órgãos atuem como se estivessem em uma pessoa viva.

Este procedimento pode durar até quatro horas e permite que os médicos avaliem as condições dos órgãos. Se não houver nenhum tipo de falha, liberam os pulmões para o transplante. De acordo com especialistas, esta técnica pode melhorar a qualidade dos órgãos transplantados, evitando possíveis desdobramentos negativos nos pacientes após o recebimento deles.

Operação de sucesso

  • O paciente em questão desenvolveu doença pulmonar obstrutiva crônica, uma condição que causa dificuldades respiratórias e limita a realização de diversas atividades.
  • Ele sofreu cinco colapsos pulmonares no período entre o final de 2023 e o início de 2024.
  • Após a piora do quadro de saúde, colocaram Daniel Evans-Smith na lista de espera para o recebimento de transplantes.
  • A operação foi um sucesso e o paciente já está em casa.
  • O homem afirma que já consegue andar mais do que antes e não precisa de longos períodos de descanso para recuperar o fôlego.