Tenda Tecnológica: Que futuro para os robôs humanóides?
Pepper ganhou o voto bonito, mas o quão útil foi realmente? Trata-se do robô humanóide que tem sido a estrela do circuito de tecnologia – mas agora os proprietários de Pepper interromperam a produção. Veremos se estamos nos apaixonando por robôs que se parecem conosco.
Não é surpresa que Pepper, com seu rosto fofo e voz agradável, tenha se tornado uma estrela. O robô, criado pela empresa francesa Aldebaran, que se tornou a divisão de robótica do SoftBank do Japão em 2012, parecia estar em toda parte.
Eu a conheci (sempre houve a tentação de chamar Pepper de “ela”) no CES em Las Vegas, no show Innorobo em Paris e no Cheltenham Science Festival, onde dividimos o palco em uma discussão sobre inteligência artificial,
Pepper até apareceu em frente a um comitê selecionado da Câmara dos Comuns para “dar evidências” sobre o impacto da IA na educação.
E foi esse evento bastante embaraçoso que resumiu o crescente desconforto que muitos sentiam em relação ao robô. Pepper foi programado para fazer uma declaração simples em vez de responder às perguntas dos parlamentares, demonstrando os limites de sua inteligência robótica. Fonte: BBC