Recursos antes exclusivo do carro elétrico, agora estão chegando para os veículos convencionais
As montadoras estão enchendo cada vez mais os carros de tecnologias e os consumidores estão adorando isso. Um novo estudo do grupo de análise de mercado automotivo AutoPacific, mostra que os clientes realmente gostam de novos recursos tecnológicos – na verdade, eles querem mais deles.
Chamado de Future Attribute Demand Study (FADS), este levantamento da AutoPacific visa mostrar as opções de conforto e conveniência que os novos compradores de carros mais desejam. Entrevistaram 14.900 motoristas que planejam comprar um carro nos próximos três anos.
A pesquisa abrangeu compradores de todos os tipos de sistemas de propulsão, incluindo veículos a combustão interna, híbridos e elétricos. Analisaram 163 recursos diferentes, incluindo alguns específicos para veículos elétricos, como carregamento bidirecional. Mas muitos desses recursos agora estão começando a aparecer também nos carros a gasolina.
Os 10 recursos mais solicitados são:
- Carregamento sem fio para dispositivos eletrônicos portáteis para passageiros da frente (44%);
- Carregador sem fio para dispositivos eletrônicos portáteis para passageiros traseiros (37%);
- Assentos dianteiros aquecidos e ventilados/resfriados (37%);
- Limpadores de para-brisa com sensor de chuva (36%);
- Teto solar/panorâmico (35%);
- Configurações do perfil do motorista (35%);
- Tomada doméstica de 110v (34%);
- Protetores solares para os passageiros traseiros (33%);
- Alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática de emergência (32%);
- Compressor de ar embutido (31%).
Embora alguns acréscimos já sejam comuns, como o teto solar ou o alerta de tráfego cruzado traseiro, outros recursos mostram que a barreira de experiência entre os trens de força elétricos e a combustão interna começou a desmoronar. Recursos comuns em veículos elétricos, como perfis de motorista, agora se tornaram indispensáveis para carros de qualquer tipo.
É uma vantagem para os motoristas que têm vários usuários dirigindo um carro e algo incrivelmente comum entre a Tesla, a Hyundai, a Kia e outros modelos de EV.
O mesmo acontece com itens como tomadas de 110 volts ou carregamento sem fio. É verdade que eles podem ter sido instalados em carros a gasolina, mas eu apostaria que a expectativa de que eles estejam em veículos elétricos é praticamente um dado adquirido. No entanto, é interessante ver a classificação do carregamento sem fio tão alta. A equipe do InsideEVs EUA criticou quase unanimemente o uso de carregadores sem fio, chamando-os de terríveis e inúteis. A AutoPacific afirmou que sua conveniência aumentou este ano em comparação com o ano passado.
Aliás, essa é apenas uma parte do estudo. A AutoPacific, portanto, compartilhou que em breve, terá mais resultados de pesquisas específicas sobre veículos elétricos.