A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) começou a instalar telas nos paredões do Portão do Inferno nesta quinta-feira (4)
A instalação de telas nos paredões do Portão do Inferno faz parte das medidas emergências para conter deslizamentos de terra no local, registrados desde o começo de dezembro passado.
Para os trabalhos, o trânsito no trecho da MT-251 fica interditado das 8h às 14h todos os dias, exceto domingo, a partir deste quinta, e ainda sem prazo para interrupção da medida.
Em caso de chuva, o trabalho é suspenso e a pista totalmente fechada para os veículos. A medida é necessária por conta das chuvas e da execução dos serviços emergenciais de contenção dos deslizamentos de terra na região.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, reforça a proibição para veículos pesados, que deverão buscar vias alternativas neste trecho da MT-251, que passa pelo Portão do Inferno. A rota indicada é ir pela BR-163 e 070 até Campo Verde e, de lá, seguir pela MT-140 e MT-251 até Chapada dos Guimarães.
O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar faz o controle do tráfego na região.
Monitoramento
Assim, o Governo de Mato Grosso tem monitorado a situação no Portão do Inferno 24 horas por dia, por meio de técnicos da Sinfra. Além da Defesa Civil e câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Em caso de chuva no trecho do Portão do Inferno, o tráfego será interrompido e apenas volta a liberado após vistoria dos técnicos da Sinfra.
As informações sobre liberação ou bloqueio da pista saem diariamente pelo Governo de Mato Grosso, ou então no site oficial e nas redes sociais.
Estudo encomendado pela Sinfra-MT mostrou a existência de 10 pontos críticos nas encostas à margem da estrada que liga Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Aliás, quatro são de risco maior para integridade da rodovia.